Deficientes fisicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1127 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO O ESTADO SE ADAPTA PARA ATENDER MELHOR AS NECESSIDADES
DOS DEFICIENTES FÍSICOS

RESUMO:
Sabe-se que não só no Brasil, mas em todo mundo os estados estão se adaptando para melhor atender as necessidades dos deficientes físicos. Essas mudanças estão sendo feitas graças às muitas lutas por partes dos necessitados, afinal não deve ser nada fácil ser dependente de outras pessoas. A partirdisso, foram criadas leis que facilitam os acessos desses portadores de necessidades especiais. Esses acessos variam entre vagas em estacionamentos, placas com alfabeto em Braille nas portas dos bancos, pisos que alertam obstáculos (exemplo de orelhões, lombadas), calçadas rebaixadas para facilitar à locomoção dos cadeirantes. Por fim, percebe-se que o estado como um todo está melhorando de certomodo a vida dessas pessoas, porém muitas melhorias precisam ser feitas e assim garantir um poder de igualdade para todos.

PALAVRAS-CHAVE: necessidades, locomoção, Estado.

GUSTAVO HENRIQUE DÓRIA DE SANTANA¹

1 Introdução
Uma sociedade só viverá agradavelmente quando quebrar a barreira do preconceito existente nela, trazendo pra si iguais oportunidades a todos os cidadãos que aconvivem.
Sabe-se que dentro da sociedade em que vivemos as pessoas que possuem certo tipo de deficiência física, sensorial ou mental são as mais sujeita a preconceito. Infelizmente isso acontece porque as pessoas que se julgam “normais” não respeitam a limitação física do próximo.
A partir disso, o Estado está criando formas para compensar essa deficiência e ao mesmo tempo fazer com que essesindivíduos tenham o mesmo tratamento que as outras. Afinal, a deficiência em geral afeta a locomoção das pessoas. Desse modo, os deficientes poderão disputar de varias maneiras de igual para igual para as pessoas “normais”.
Mas para isso acontecer foi preciso muitas lutas, dessa maneira esses deficientes conseguiram de pouco a pouco atingir os seus objetivos. Outro fator bastante importante para queisso tenha acontecido, é a mídia que por meio de novelas informaram ao resto da sociedade a real deficiência desses seres humanos. Temos como exemplo a influência da mídia às ultima novelas da rede globo que tiveram como atores principais, ou ativos personagens deficientes; é o caso da personagem Luciana na novela Viver a Vida que era uma cadeirante, mas mesmo assim aproveitava bem a sua vida,mesmo que de maneira limitada; e o Lobato um deficiente visual que sofria bastante pelo fato de não ter sinalização adequada para os deficientes visuais.

2. Quais mudanças foram feitas? Para que elas servem?
Após tantas reivindicações, o Estado começou a se modificar. Tendo em vista à imediata necessidade das mudanças optaram por alterar a parte física do Estado. Com isso, os deficientes quepossuem principalmente problemas em se locomover foram beneficiados primeiramente. Afinal, todas as pessoas precisam se locomover. Podemos reforçar essa idéia a partir do artigo 5º inciso XV que reza
“É livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.”
As principais mudanças feitas foram àsimplementações de lombadas nas calçadas, pisos diferenciados perto de orelhões ou obstáculos, placas em Braille em locais públicos, vagas destinadas aos portadores de deficiência nos estacionamentos, ônibus com elevadores e os surpreendentes carros adaptados. A partir dessas mudanças os portadores de deficiência física conseguiram “disputar” de uma formal leal, ou seja, de igual para igual com asdemais pessoas. Afinal o que impedia essa disputa eram as dificuldades impostas pelas suas devidas necessidades.
Para quem não é portador de deficiência, ou para quem não convive com entes que possuem certas limitações, acreditam que é fácil lhe dar com a devida limitação. E mais, a partir disso pensam que essas melhorias é algo desnecessário que só irá resultar em gastos excessivos aos cofres...
tracking img