Deficiencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A EDUCAÇÃO INFANTIL E O DEFICIENTE VISUAL


O Brasil vem avançando na inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais com a implementação da Política Nacional de Inclusão desde a LeiNº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases de Educação Nacional, com as Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica e ainda é assegurado pelo Referencial curricular nacional paraeducação infantil (BRASIL, 1998) e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Contudo, ainda há uma grande distância entre a teoria e prática vivida no interior dos centros de educação infantil. Em virtudedessa questão, o objetivo deste documento é promover conhecimento das necessidades específicas decorrentes da deficiência visual, e principalmente a organização de atividades específicas para esteseducandos.

Para realização de um trabalho eficiente com o deficiente visual é importante que o educador tenha ciência das características inerentes a essas crianças, como: As causas da perda visual,seu tipo, as necessidades específicas dessa criança, como e de que maneira essas crianças podem ver melhor, e para tanto, é necessário que a família e a escola recebam informações do oftalmologistaespecializado. E, associar esses conhecimentos aos postulados que regem o ensino, a fim de adequá-los ao seu planejamento para poder idealizar estratégias e atividades pedagógicas condizentes com asnecessidades gerais. Nuernberg (2008), cita ainda que:

... cumpre ainda ressaltar que o objetivo da educação de pessoas com deficiência visual deve ser o mesmo das pessoas videntes. A despeito deconquistarem esse objetivo por vias alternativas, em razão de suas necessidades educacionais específicas - como é o caso da aprendizagem da simbologia Braille para aquisição da escrita e da leitura - cabeoferecer aos educandos cegos as mesmas oportunidades e exigências que são proporcionadas ou feitas aos demais alunos. Para tanto, valorizar suas experiências táteis, auditivas e cinestésicas é tão...
tracking img