Deficiencia visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Deficiência visual

1-Características:

Existem diversas definições que descrevem a deficiência visual, tanto nos documentos oficiais do Ministério da Educação quanto em livros sobre pedagogia, educação especial e inclusão. Dentre este vasto repertório de informações, encontramos nos documentos da Secretaria de Educação Especial, que a deficiência visual "é a perda ou reduçãototal da capacidade de ver com o melhor olho e após a melhor correção ótica". (Brasil, 1994, p.16). Ou seja, a deficiência visual é a incapacidade total ou a diminuição da capacidade de ver, provenientes da imperfeição do sistema visual ou do próprio órgão da visão.
Segundo Maria Ivanilde Tibola, podemos distinguir dois portadores: os portadores de cegueira e os portadores de visãosubnormal (reduzida).

"Cegueira: é a perda total e/ou resíduos mínimos de visão, que leva o indivíduo a necessitar do "Sistema Braille", como meio de leitura e escrita, além de outros equipamentos específicos para o desenvolvimento educacional e integração social.

Visão subnormal: trata-se da pessoa que possui resíduo visual que a possibilita ler impressos a tinta,de forma ampliada, ou com o uso de equipamentos específicos".
(Tibola, p.21 )

No documento elaborado pela Secretaria de Educação Especial, “Atendimento educacional especializado”, ( encontramos também a seguinte definição:

“A cegueira é uma alteração grave ou total de uma ou mais das funções elementares da visão que afeta de modo irremediável acapacidade de perceber cor, tamanho, distância, forma, posição ou movimento em um campo mais ou menos abrangente”.
Tal documento foi elaborado com o intuito de oferecer um suporte completo para os professores da rede pública que atendem também a alunos com alguma necessidade educacional especial.
Existem também diversas patologias que conduzem a baixa visão, entre elas: atrofia do nervo óptico,glaucoma, degeneração macular, cataratas congênitas e alta miopa. O termo baixa visão que faz parte da deficiência visual, contém uma definição mais específica:

“  A baixa visão é caracterizada pela impossibilidade de ver à distância devido a alterações decorrentes de lesões ou outras afecções na retina, no nervo óptico ou no campo visual mesmo após intervenção cirúrgica outratamento. Em muitos casos, há uma perda progressiva e irreversível da visão cujo processo pode ser lento e provocar efeitos emocionais e outros impactos em todas as esferas de vida do sujeito”.
(SÁ, E. D. Alunos com baixa visão: um desafio para os educadores. Revista Aprendizagem. , v.8, p.48 - 49, 2008. )
2-Necessidades educacionais específicas referentes ao público escolhido

Em visitarealizada no instituto Laramara onde ocorreram conversas informais tanto com a coordenação como com professores e voluntários, diversos esclarecimentos acerca da deficiência visual foram realizados. O primeiro fator que necessita ser considerado é a percepção do professor para alguns sintomas que a criança com baixa visão pode apresentar:, como por exemplo: trocas ou emissões de letras e palavras,freqüente inquietação ao ler algo no quadro negro, sensibilidade a claridade, dores de

cabeça, aproximação ao objeto que deseja, irritação ao realizar as tarefas de leitura e escrita, entre outros. Também é importante que ele saiba as possibilidades de funcionamento visual do educando, tanto as atividades, como os livros e materiais utilizados em atividades motoras podem e devem ser adaptadosindo de encontro com as necessidades especificas de cada criança.
Nem sempre a ajuda para estas crianças será com recursos ópticos mediante prescrição médica, haverá casos que o auxilio não se baseará nestes recursos ópticos.
No instituto, existem diversos livros e catálogos que descrevem as necessidades especiais deste aluno. Em um deles, Orientação e mobilidade- conhecimentos básicos...
tracking img