Deficiencia visual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O DEFICIENTE VISUAL COMO PESSOA DE DIREITO

Este trabalho como objetivo mostrar a importância da visão, as causas que levam à sua perda, a integração da pessoa com deficiência visual total na sociedade e a importância da família na vida da pessoa com deficiência visual total.

Para muitos a palavra deficiente tem um significado forte, composto de valores morais que contrapõe àdeficiência. Esses sentimentos por sua vez, provocam atitudes carregadas de paternalismo e de assistencialismo, mostrando a pessoa como um ser incapaz.

No entanto à medida que vamos conhecendo uma pessoa com deficiência, constatamos que ela não é incapaz, pode ter dificuldade para realizar algumas atividades, mas por outro lado, em geral, tem extrema habilidade em outras áreas. Exatamentecomo nós.

Todas as pessoas possuem habilidades e talentos. Nas pessoas com deficiência, essas manifestações apenas, são mais visíveis e mais acentuadas. Diante disso, hoje em dia, é recomendado o uso do termo “pessoa” portadora de deficiência, assim refere-se em primeiro lugar à pessoa como um ser humano de direito, assim como qualquer outro.

Ter uma deficiência é, certamente, umdrama pessoal. Seja uma deficiência que permita levar a vida sem muitas limitações, como a cegueira de um olho, ou algo mais limitante, como uma paraplegia ou paralisia cerebral, a deficiência sempre impõe um ônus ao seu portador e, normalmente, também à sua família, mas isso não significa que essas pessoas, ditas como portadoras de necessidades especiais (PNE) são incapazes.

Em geral,deficientes costumam ter a maior parte de suas habilidades, mentais ou físicas, absolutamente normais. São capazes, portanto, de desempenhar atividades no mesmo nível de uma pessoa sem deficiência, sem nenhum prejuízo. É só não exigir que eles desempenhem uma atividade que vá diretamente de encontro à sua deficiência.

Não há diferença entre o deficiente visual total e as pessoas dotadas devisão. A potencialidade mental não é alterada pela deficiência visual total. O que o deficiente visual total necessita é de estímulos adicionais, no fazer pedagógico, e de recursos motivadores na mediação e interação, como meio para a construção de uma aprendizagem significativa.

O deficiente visual, recebendo atendimento educacional adequado, tem toda possibilidade de conhecimentoampliada. Os recursos tecnológicos permitem ao deficiente visual quebrar as barreiras sociais, não mais no isolamento, mas interagindo com o mundo, de todas as formas possíveis.

O principal de tudo isto é que o deficiente visual tem uma capacidade imensa de aprender, porém, como qualquer outra pessoa, precisa de estímulos e pessoas capacitadas para ensiná-lo, e cada dia mais as novastecnologias favorecem seu aprendizado.




POSSIVEIS CAUSAS DA CEGUEIRA

A expressão deficiência visual se refere ao aspecto que vai da visão subnormal até a cegueira total.

Visão subnormal ou baixa visão é um comprometimento da função visual que impossibilita uma visão útil para os afazeres habituais, mesmo após tratamento e/ou correção dos erros refrativos comuns como uso de óculos,lentes de contato ou implante de lentes intra-oculares .

Considera-se com visão subnormal a pessoa que apresenta 20% ou menos do que chamamos visão normal (AV 20/20). Este problema pode ser acompanhado de uma alteração do campo visual, ou seja, a pessoa pode enxergar como se estivesse vendo por dentro de um tubo (ausência ou diminuição da visão periférica) ou com uma mancha escura naparte central da visão quando a pessoa tenta fixá-la em um objeto (ausência ou diminuição da visão central).

A visão subnormal não deve ser confundida com a cegueira, pois o portador de visão subnormal tem uma visão útil e é capaz de ler tipos impressos ampliados com auxílios ópticos, que são aparelhos especiais que ampliam consideravelmente a visão. Segundo a Sociedade Brasileira de Visão...
tracking img