Deficiencia sensorial visual e auditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (682 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA SENSORIAL VISUAL E AUDITIVA

Disciplina: Inclusão Profª Silvana

DEFICIÊNCIA SENSORIAL


É caracterizado deficiência qualquer perda anormalidade de estrutura ou funçãopsicológica, fisiológica ou anatômica, decorrentes de causas congênitas e ou adquiridas. A Deficiência Sensorial divide-se em:





Visual e Auditiva

DEFICIÊNCIA SENSORIAL VISUAL


Este termorefere-se a uma situação onde o sujeito possui uma diminuição do campo visual ou ausência total da resposta visual. Mesmo após tratamento clínico, cirúrgico e uso de óculos convencional. Podemosclassificar a deficiência visual em:




Leve ou moderada, profunda ou severa e perda total da visão.



Perda total da visão: têm somente a percepção da luz ou que não têm nenhuma visão eprecisam aprender através do método Braille e de meios de comunicação que não estejam relacionados com o uso da visão.



Perda Profunda ou Severa: têm limitações da visão à distância, mas são capazesde ver objetos e materiais quando estão a poucos centímetros ou no máximo a meio metro de distância.
Perda leve ou moderada: são considerados com visão indivíduos que podem ter seu problema corrigidopor cirurgias ou pela utilização de lentes.



PRINCIPAIS CAUSAS


Em países em desenvolvimento a causa mais comum são infecciosas, nutricionais, traumáticas e causadas por doenças comocataratas. Nos países desenvolvidos são mais importantes as causas genéticas e degenerativas, podem ser divididas em:




Congênitas (Ex. malformação ocular, glaucoma congênito, catarata congênitaetc.) Adquiridas (Ex. traumas oculares, hipertensão arterial ou diabetes etc.)



COMO IDENTIFICAR
Alguns sinais da deficiência sensorial em crianças são:  desvio de um dos olhos,  nãoseguimento de objetos,  não reconhecimento visual de familiares,  baixo aproveitamento escolar,  atraso de desenvolvimento  No Adulto  Borramento súbito ou paulatino da visão.


Ambos os casos:...
tracking img