Deficiencia multipla

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Deficiência Múltipla
O que é:
O termo deficiência múltipla tem sido utilizado, com frequência, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social, autismo e síndrome de Down; uma intelectual com outra física; uma intelectual e uma visual ou auditiva, por exemplo.
No entanto, não é o somatório dessasalterações que caracterizam a múltipla deficiência, mas sim o nível de desenvolvimento, as possibilidades funcionais, de comunicação, interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas.
“Não há estudos que indiquem qual associação de deficiência é a mais comum”, afirma Shirley Rodrigues Maia, diretora de programas educacionais da Associação Educacionalpara Múltipla Deficiência (Ahimsa). Uma das mais comuns nas salas de aula é a surdo-cegueira.
O desempenho e as competências dessas crianças são heterogêneos e variáveis.
Alunos, com níveis funcionais básicos e possibilidades de adaptação ao meio podem e devem ser educados em classe comum, mediante a necessária adaptação e suplementação curricular.

Outros, entretanto, com mais dificuldades,poderão necessitar de processos especiais de ensino, apoios intensos, contínuos e currículo alternativo que correspondam às suas necessidades na classe comum.
As crianças com qualquer deficiência, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, cognitivas ou emocionais são crianças que têm necessidade e possibilidade de conviver, interagir, trocar, aprender, brincar e serem felizes,embora, algumas vezes, por caminhos ou formas diferentes.
Essa forma diferente de ser e agir é que as torna ser único, singular.
Devem ser olhadas não como defeito, incompletude ou incapacidade, mas como pessoas com possibilidades e dificuldades que podem ser superadas ou minimizadas.
Trabalhar com crianças que apresentam dificuldades acentuadas no processo de desenvolvimento e aprendizagem é umgrande desafio, com o qual podemos aprender e crescer como pessoas e profissionais, buscando compreender e ajudar o outro.
Os alunos com deficiência múltipla podem apresentar alterações significativas no processo de desenvolvimento, aprendizagem e adaptação social.
Possuem variadas potencialidades, possibilidades funcionais e necessidades concretas que necessitam ser compreendidas econsideradas. Apresentam, algumas vezes, interesses inusitados, diferentes níveis de motivação, formas incomuns de agir, comunicar e expressar suas necessidades, desejos e sentimentos.

psicopedagogia
No Brasil, pesquisas referentes às deficiências sensoriais têm sido realizadas por professores especialistas nessas áreas em universidades de diferentes Estados e por discentes em Dissertações de Mestrado eTeses de Doutorado. Para auxiliar o que iremos expor sobre as pesquisas em Surdocegueira (SC) e Deficiências Sensoriais Múltiplas (DSM), recorreremos a dados de investigações realizadas por Nunes, Ferreira e Mendes (2004) sobre a produção discente de pós-graduação em Educação e em Psicologia sobre pessoas com deficiências. Conforme esses autores, os dados pesquisados, de 1970 a 2005, assinalarampor volta de 565 estudos, dos quais 427 foram na área da Educação, 124 da Psicologia e 4 da Fonoaudiologia, Linguística e Reabilitação - 87% de Mestrado e os outros 13% de Doutorado. A análise da frequência relativa dos estudos analisados arrolou oito categorias de população-alvo, três das quais diziam respeito às deficiências sensoriais, conforme segue. Voltados à deficiência auditiva 34% dosestudos eram da área de Psicologia e 16 % da Educação; voltados para a deficiência visual 6% eram da Psicologia e 8% da Educação; voltados para a múltipla deficiência 3% eram da Psicologia e 2 % da Educação. Entre outros dados, os autores assinalaram também, que pesquisas em Educação Especial têm sido, predominantemente, efetuadas em universidades públicas; das 27 universidades arroladas apenas 6...
tracking img