Deficiencia intelectual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12771 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
OBJETIVO GERAL

O presente estudo tem por objetivo apontar a importância do atendimento educacional e da estimulaçao precoce no desenvolvimento do deficiente intelectual, de maneira a alertar e informar educadores, profissionais da area da saúde e familiares de pessoas com deficiencia intelectual.
INTRODUÇÃO
Como a natureza é sábia ao nascermos primeiro como bebês para depoissermos adultos ...Esta frase inacabavel e aparentemente sem sentido, traz muitas verdades em seu teor oculto: as crianças são seres em construçao, maleáveis e com uma inteligência que pode se expandir á medida que as pessoas, que convivencias e ambientes á estimulem.
Logo que somos seres em desenvolvimento e maturaçao, os individuos com comprometimentos intelecutais podem se desenvolver de maneiraa ter uma vida funcional produtiva e viver num contexto harmonioso, contexto este que estao elencados a vida familiar, escolar, profissional, e social ,fatos estes que divergem das concepçoes ultrapassadas. Mas para evitar esteriotipias ocasionadas devido a deficiencia esses individuos devem receber um atendimento coerente que vão de encontro com suas reais necessidades, que estimulem as diversasareas cognitivas em defasagem,e que esse atendimento seja feito de maneira precoce desde os primeiros meses de vida .
A estimulação precoce na educação favorece satisfatoriamente o desenvolvimento não só das crianças com algum tipo de comprometimento mas tambem daquela dentro dos padrões de normalidade .
É chamada de estimulação precoce toda aquela atividade de contato ou brincadeira com umbebê ou criança que propicie, fortaleça adequade e oportunize seus potenciais humanos.Acontece através da repetição de diferentes exercícios sensoriais, por um lado o controle emocional proporcionando a criança uma sensação de segurança e prazer.; e, por outro, amplia a capacidade mental que facilita para elas a aprendizagem.
Esta monografia aborda a importância desta estimulação precoce,seja elafeita em contextos triviais( em casa, na escola, em clinicas e etc), ressaltando principalmente o setor educacional como ambiente propicio de estimulações e relações de aprendizagem.
Com o paradigma de inclusão as escolas tem recebido educandos que apresentam deficiências, e se tratando da deficiência intelectual os conteúdos intrinsecos no trabalho desmistifica o pensamento preconceituosoacerca da aprendizagem e desenvolvimento funcional do DI

CAPITULO 1

A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

BREVE HISTÓRICO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Segundo Amiralian (1986), através dos tempos o excepcional vem sendo considerado de diferentes maneiras, sempre relacionadas aos valores sociais, morais e filosóficos, éticos e religiosos, isto é, relacionadas ao modo pelo qual o homem é visto econsiderado nas diferentes culturais.

Este não é um dado apenas histórico, de épocas anteriores ao desenvolvimento científico; ao contrário, até os dias de hoje observa-se que a atitude para com o indivíduo excepcional expressa, de um modo geral, a atitude de cada sociedade, de cada cultura e de cada indivíduo para com cada um dos seus membros.

Ao se analisar, através da história, o procedimento dasociedade para com os indivíduos especiais, verifica-se que ocorreu uma evolução com respeito ao seu atendimento, educação e tratamento. Isto seria diretamente relacionado à evolução das ciências e ao sistema de valores de cada sociedade.

Pode-se classificar as concepções que procuram explicar o comportamento dos indivíduos excepcionais em pré científicas e científicas.
Nas concepçõespré-científicas, a compreensão e o tratamento destes indivíduos eram muito mais influenciados por valores culturais e éticos, do que por uma explicação natural dos eventos.

De acordo com Amiralian (1986), na Idade Antiga, procuravam explicar seu comportamento diferente como conseqüência de forças sobrenaturais. A trepanação (abertura do orifício no crânio, praticada pelos homens da Antigüidade,...
tracking img