Deficiencia auditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA AUDITIVA


Resumo
O presente trabalho tem por objetivo mostrar as dificuldades enfrentas por pessoas com necessidades especiais, especificamente os com deficiência auditiva. Hoje ainda existe muita exclusão, mais já mudou bastante, antigamente os portadores de necessidades especiais eram vistos como pessoas que deveriam ser corrigidas, não eram aceitas na sociedade. Para arealização desta pesquisa, foram utilizados dados de acervos bibliográficos e observações para um aprofundamento mais especifico do tema. Através desta pesquisa foi possível verificar que os indivíduos portadores de necessidades especiais já enfrentaram muitas barreiras, que aos poucos foram conquistando. Contudo ainda há muito a mudar.
Palavras –chaves: Deficiência. Dificuldade. Determinação.

1INTRODUÇÃO
Denomina-se deficiência auditiva a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons. A surdez pode ser de origem congênita, quando o individuo nasce surdo ou adquirida quando existe uma propensão genética, pode ser dividida em quatro tipos: condutiva, neurosensorial, mista, surdez central. Os deficientes auditivos passaram por um processo longo e difícil de adaptação. A sociedadeentendia que os deficientes eram quem deveriam se a adaptar com o meio social.
Com o passar do tempo essa concepção foi mudando e o deficiente hoje conquistou os mesmos direitos que um individuo qualquer, tendo direito a educação em escolas regulares.
O principal objetivo deste trabalho proposto é reconhecer as pessoas com necessidades especiais como cidadãos e também destacar o direto deconviver em harmonia e sendo respeitado pelo outro. Cabe a escola e ao professor preparar o


ambiente e os métodos de ensino para que o desenvolvimento do com deficiência aconteça.
Na seqüência é apresentada uma breve introdução sobre deficiência auditiva, onde esta exposto o seu conceito, os tipos de deficiência, as principais causas, a inclusão escolar desse aluno surdo e os métodos usados comele em sala de aula.

2 DESENVOLVIMENTO
Deficiência auditiva é o termo usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição, variando em graus e níveis. É considerado deficiente auditivo todo o individuo cuja audição não é funcional, e considerado parcialmentedeficiente todo aquele cuja capacidade de ouvir, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A surdez, sendo de origem congênita, é quando uma criança nasce surda a causa pode ser hereditária (genética) ou embrionária (intra-uterina). Entre as causas intra-uterinas mais freqüentes estão a rubéola, sífilis, toxoplasmose, herpes, alguns tipos de vírus e certos medicamentos usados nagestante. A surdez adquirida é quando existe uma propensão genética (otosclerose), quando ocorre meningite, ingestão de remédios ototóxicos, exposição a sons impactantes (explosão) e viroses, por exemplo.
A deficiência auditiva pode ser classificada por:
Condutiva: Quando ocorre qualquer intervenção na entrada do som desde o conduto auditivo externo até a orelha interna. A grande maioriadas deficiências auditivas condutivas pode ser corrigida através de tratamento clínico ou cirúrgico.
Neurosensorial: Quando não há possibilidade de recepção de som por lesão na orelha interna. Está deficiência faz com que o deficiente sinta maior dificuldade de perceber os sons.
Mista: Quando ocorre alteração auditiva na orelha externa, média e orelha interna. Geralmente de fatores congênitos.Surdez Central: Ocorre de mudanças nos mecanismos de processamento da informação sonora no tronco cerebral.
De acordo com a história do surdo na sociedade, hoje se têm um grande avanço no papel do surdo na sociedade e sua valorização social. Um exemplo disso é a Declaração de Salamanca (1994), Uma conferência mundial que aconteceu na cidade de Salamanca (Espanha), que tinha como...
tracking img