Deficiencia auditiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
CONCEITO
Deficiência auditiva é o nome usado para indicar perda de audição ou diminuição na capacidade de escutar os sons. Qualquer problema que ocorra em alguma das partes do ouvido pode levar a uma deficiência na audição. Entre as várias deficiências auditivas existentes, há as que podem ser classificadas como condutiva mista ou neurossensorial. A condutiva é causada porum problema localizado no ouvido externo e/ou médio, que tem por função "conduzir" o som até o ouvido interno.
O que causa a deficiência auditiva.

São várias as causas que levam à deficiência auditiva. A deficiência auditiva condutiva, por exemplo, tem como um dos fatores o acúmulo de cera no canal auditivo externo, gerando perda na audição. Outra causa são as otites. Quando uma pessoa temuma infecção no ouvido médio, essa parte do ouvido pode perder ou diminuir sua capacidade de "conduzir" o som até o ouvido interno.

No caso da deficiência neurossensorial, há vários fatores que a causam, sendo um deles o genético. Algumas doenças, como:
Rubéola
Congênita ocupa o primeiro lugar entre as causas pré-natais de deficiência auditiva. Em mais de 50% dos casos, observa-se ocomprometimento auditivo, que pode vir acompanhado de problemas cardíacos, visuais e/ou neurológicos. A mãe é infectada através da via respiratória. O vírus é transportado pela corrente sangüínea até a placenta e, consequentemente, o feto. Se o vírus for contraído no primeiro mês de gestação, a chance do feto ser infectado é de 50%, no segundo mês a chance cai para 22% e nos meses subsequentes, a chance é decerca de 6-10%. A rubéola, normalmente causa perda auditiva neurossensorial bilateral de severa a profunda.
Toxoplasmose
também pode ser considerada uma das infecções mais freqüentes no homem. É provocado por um organismo que é transmitido á criança através da placenta. Acredita-se que a infecção se dá através do contato com fezes de gato. Cerca de 17% dos recém-nascidos infectados apresentamperda auditiva neurossensorial, que normalmente são de grau moderado e progressivo.
Medicamentos tomados pela mãe durante a gravidez podem causar rebaixamento auditivo no bebê.
Alguns medicamentos são tóxicos às estruturas do ouvido interno. Podemos citar alguns antibióticos, principalmente os da família dos aminoglicosídeo.

Também a incompatibilidade de sangue entre mãe e bebê (fator RH)pode fazer com que a criança nasça com problemas auditivos.
A incompatibilidade sangüínea entre mãe e bebê, também pode trazer comprometimentos auditivos à criança, além de poder vir acompanhado de problemas motores, visuais e/ou neurológicos. A perda auditiva é neurossensorial de grau moderado a profundo, ocorrendo bilateralmente
Dentre os fatores exógenos, causadores de déficits auditivos,podemos destacar algumas doenças inflamatórias, como sarampo, caxumba e meningites que provocam perdas auditivas graves e irreversíveis (ALMEIDA, 2001).             A perda auditiva atinge de 6 a 10% dos pacientes com sarampo, sendo, a maioria do tipo neurossensorial (podendo ser do tipo condutiva), bilateral de severa à profunda (HUMES, 1998).             A caxumba é reconhecida como uma das causasmais comuns de perda auditiva neurossensorial unilateral. A perda auditiva é normalmente súbita, podendo variar de uma leve deficiência em freqüências altas à perda profunda. Crianças e adultos são afetados. As crianças com perda auditiva resultante de caxumba só são identificadas quando entram na escola

Infecções nos ouvidos, especialmente as repetidas e prolongadas e a exposição freqüente abarulho muito alto também podem causar deficiência auditiva.
No Brasil, segundo o Decreto 3298, de 20 de dezembro de 1999, em seu Artigo 4º, ficou estabelecido que a deficiência auditiva é a "perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma seguinte:

a) de 25 a 40 decibéis (db) - surdez leve;
b) de 41 a 55 db - surdez moderada;
c) de 56 a 70...
tracking img