Defesa por zona

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2437 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC

CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA – LICENCIATURA



ADRIANO CECHINEL

BRUNO ZOCCHE

CAROLINE JOAQUIM

EDENILSON MANENTI

MARLUCI PIRES

RODRIGO DOS SANTOS











DEFESA POR ZONA









CRICIÚMA

2011

INTRODUÇÃO



O presente trabalho tem por objetivo apresentar as táticas do basquetebol que são compostaspelos tipos de defesa individual ou por zona.

O basquete é, basicamente, um jogo de ataque contra defesa, já que dificilmente acontece algum tipo de contra-ataque contra uma defesa desprevenida. Sendo assim, as equipes precisam utilizar-se de artimanhas para invadir o garrafão adversário ou conseguir um espaço para o arremesso, e o drible é a maneira mais simples de fazê-lo.
Um dos expedientesmais utilizados é o corta-luz. Nesse lance, um jogador ‘A’ posiciona-se de maneira perpendicular ao seu marcador, enquanto seu companheiro ‘B’ passa exatamente ao seu lado. Dessa forma, o marcador de ‘B’ não conseguirá cumprir sua função, pois colidirá com ‘A’. Assim, ‘B’ ficará livre para arremessar ou tentar invadir o garrafão com mais liberdade.

Outra maneira de criar espaços ofensivos é amovimentação. Em alguns lances, os jogadores de algum time podem se posicionar na quadra de forma que consigam surpreender os marcadores e fiquem com espaço para o arremesso ou a infiltração.

Defensivamente, existem basicamente dois sistemas: marcação por zona e homem a homem. Na primeira, um jogador assume a responsabilidade por um determinado setor da quadra, independentemente de qualadversário esteja nele. Já na homem a homem, o atleta escolhe um oponente e fica responsável por acompanhá-lo de perto, a fim de evitar que ele faça boas jogadas.

O professor deve conceber o ensino do basquetebol como uma prática pluralista e desenvolvê-lo de acordo com suas manifestações, seus significados, seus ambientes, e em conformidade com os comportamentos dos personagens que o praticam,independentemente da faixa etária. Sendo assim, vários são os motivos que devem colaborar para tornar o ambiente de prática motivador e que, no caso específico do basquetebol, as crianças e os adolescentes aprendam, gostem e continuem a praticá-lo freqüentemente, independentemente de tornarem-se talento.







DEFESA POR ZONA



A defesa por zona surgiu pouco antes de 1910, no leste dosEstados Unidos.

A idéia original desse sistema defensivo era a de que sua aplicação tivesse caráter territorial. Cada jogador era designado para vigiar constantemente uma certa área ou setor do campo defensivo. Paulatinamente, porém, foram introduzidas diversas alterações, a fim de melhorar adaptar esse tipo de defesa à evolução técnica do ataque. Assim, começaram a se desenvolver os princípios de“cobertura”, para enfrentar a superioridade numérica do adversário, quando dois ou mais jogadores da ofensiva invadiam um território ou área confiado á vigilância de um só defensor. Atualmente, a defesa por zona não se circunscreve a limites territoriais ou a jogar apenas “sobre a bola”, mas constitui uma combinação de diversos princípios e fundamentos. Nas formações de defesa por zona, o jogadormais próximo do atacante de posse da bola é encarregado de marcá-lo individualmente, enquanto os seus quatro companheiros de equipe se colocam nas zonas compreendidas entre a bola e a cesta procurando uma situação que lhes permita a interceptação de passes. A cada passe, segue-se nova disposição, por meio de deslocamentos a coberturas de posições.

Na defesa homem a homem, cada defensor éencarregado da marcação de um adversário. A vigilância é feita primeiramente sobre o “homem”, e depois sobre a bola; a atenção predominante do marcador é dirigida ao adversário, e não á bola. Na defesa por zona, acontece exatamente o contrário: os jogadores concentram sua atenção na bola e, de acordo com a movimentação da mesma, fazem seus deslocamentos. Nenhum adversário é objeto de marcação...
tracking img