Defesa pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIDADE I

Na primeira aula assistimos a apresentação de um slide contendo informações sobre a Defesa Pessoal e o uso diferenciado da força com seus princípios gerais (LEGALIDADE, NECESSIDADE, PROPORCIONALIDADE e CONVENIÊNCIA), isso em sala de aula.
As demais aulas foram ministradas no dojô e algumas na quadra de esportes, onde aprendemos técnicas para minimizar lesões em casos dequedas ( aprender a cair ) fizemos rolamentos frontais, laterais e de costas; vimos a importância de posturas defensivas em pé, deitado, técnicas de chutes laterais, frontais, bem como socos.


QUEDAS E ROLAMENTOS



[pic]







[pic]




UNIDADE II




Nesta unidade, realizamos algumas manobras de forçamento em articulação, com intuito de imobilizar o cidadãoque está oferecendo resistência, ou para conter qualquer tipo de agressão
em ambientes muito movimentados, tais como Boates, Carnaval, Bares, onde há uma resistência, podemos aplicar imobilização de articulações e levar o cidadão, de forma que não comprometa a integridade física das pessoas, até um local apropriado para a realização de busca pessoal, algemação e demais providências.
Naimobilização deitado, foi realizado vários movimentos, desde a verbalização, estando nas posições 1, 2, 2,5 e 3, até a imobilização no chão, onde o cidadão fica com um dos braços prontos para algemação.




UNIDADE III


Tecnicas de imobilização com utilização de “gravatas” tais como “Mata Leão”, enforcamentos, etc.
Verificamos que tais imobilizações são de extrema importância, uma vez quesão as primeiras técnicas de contato físico com os agressores ou possíveis agressores, ao fazê-los de forma perfeita, consequentemente, as demais técnicas serão bem mais fáceis de executar, inclusive com a finalização da agressão, conforme visto nas unidades anteriores.
Posteriomente aprendemos a nos livrar e nos precaver contra tais imobilizações. Conforme figuras a seguir:




[pic][pic]





UNIDADE IV

4.1 ORIGEM HISTÓRICA DA TONFA

Foi desenvolvida muitos séculos atrás como uma arma de madeira pelos habitantes de Okinawa, no Japão, especificamente para uso no Karatê .
[pic]
Duas tonfas eram frequentemente usadas simultaneamente, sendo uma arma muito eficiente contra ladrões. Os movimentos circulares da tonfa eram usados como forma deataque, a parte lateral era usada para bloquear golpes de nunchakus e as extremidades para ataques penetrantes.
Por volta de 1580, foram impostas leis que proibiram o uso e a posse de armas, até de espadas velhas e ferrugentas, para tentar restaurar a paz e trazer prosperidade a Okinawa. Isso ajudava a prevenir perdas de vida desnecessárias entre o povo e prevenir o surgimento de guerrascivis, mas deixava os camponeses de Okinawa sem defesa contra os ninjas. Apesar das técnicas de mão vazia desenvolvidas nos campos de batalha serem eficazes, não o eram contra ataques em massa. Hoje substituindo o ultrapassado cassetete a tonfa se tornou um bastão ainda mais resistente feito de fibra sintética, sendo usada como arma de defesa policial.
Curiosidade: Antes de se tornar arma, há mais deoito séculos na China e no Japão a tonfa era usada para moer e descascar arroz e feijão.
A tonfa foi apenas um dos instrumentos agrícolas usados na China antiga que passaram a ser utilizados como armas em função do desarmamento civil.
A tonfa é uma das muitas armas usadas no Kobujutsu, disciplina especializada no conhecimento, manejo e utilização de diversas armas.



4.2 COMO ATONFA ENTROU PARA O UNIVERSO POLICIAL

Após o final da 2ª guerra mundial, muitos mestres de artes marciais migraram para os EUA, onde passaram a divulgar suas milenares e diferenciadas técnicas orientais. Contudo, passaram-se muitos anos até que a Tonfa finalmente ganhasse a admiração dos norte-americanos, acabando por ganhar um novo nome, um novo manete e, devido à avançada tecnologia...
tracking img