Defesa pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Curso
de Prevenção
e Antecipação
na Defesa Pessoal
para Mulheres”.











APRESENTAÇÃO






O Estado Brasileiro vem construindo uma nova sociedade democrática, onde o cidadão passa a ser o centro de decisão e o sujeito, na qual, a participação é a razão de existir deste Estado.


No contexto democrático as seguranças públicas e privadasassumem importante papel no sentido de garantir a convivência e o fortalecimento da cultura democrática, a partir do efetivo respeito aos direitos humanos.


Neste sentido passamos a ser expressão da própria visão da democracia, onde a difusão de um sentimento de insegurança, torna-se obstáculo visível a sua consolidação. O cidadão fragmentado frente ao fenômeno da violência criminal passa aexigir uma postura do estado e da sociedade civil, de “mano duro e mano firme”, voltado à concepção de uma segurança autoritária e eminentemente repressiva.


O curso de Antecipação e Prevenção na defesa pessoal para as mulheres tem como escopo ampliar a compreensão sobre a real importância da atividade física e defesa pessoal como instrumentos que visem minimizar a
agressão amulheres.


Dados recolhidos da Delegacia de Polícia para Mulher de Canoas e Porto Alegre mostraram que os delitos de maior incidência registrados são os de lesão corporal, ameaça e abandono material. As técnicas desenvolvidas, tanto físicas quanto mentalmente, foram as que privilegiassem a legítima defesa, concomitantemente com a dignidade e a igualdade dos seres humanos dentro de umEstado Democrático de Direito.






A violência criminal, hoje, associada à violência organizada, respaldada por grupos bem estruturados e financiados, muitas vezes com penetrações em diversos setores do Estado, o uso de tecnologia para a perpetração de crimes, e recrudescimento do delito em setores mais vulneráveis e desprotegidos da sociedade, em especial àqueles relativos àmulher, requer uma nova concepção na forma de atuação dos profissionais que ministram conhecimentos de defesa pessoal. O curso necessita avançar no seu conteúdo e formação para poder estar apto a responder as exigências frente aos novos desafios, por isso foi dividido por módulos.

























ÍNDICE



1 Dados de Identificação 5
2 Responsáveis peloProjeto 6
3 Objetivos 7
3.1 Objetivo Geral 7
3.2 Objetivo Específico 7
4 Justificativa 8
5 Metodologia 9
6 Recursos 12
7 Entidade Patrocinadora 14
8 Entidade Promotora 14
9 Entidade Apoiadora 14
10 Data da Realização........................................................................ 14
11 Viabilização Financeira do Curso .................................................. 1412 Estratégia de Promoção................................................................. 14
13 Referências Bibliográficas .............................................................. 15
14 Anexos ........................................................................................... 15











1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:





1. Nome:



Curso dePrevenção e Antecipação na Defesa Pessoal para Mulheres.






2. Coordenação:




- Professora Gisele Soares Machado-faixa preta I DAN

Reg. Feplan n° 185.455
Reg. Saúde n° 302
Reg. CREF nº 006742-P/RS

Telefones para contato: (51) 3246-1910
(51) 9964-3112
















RESPONSÁVEIS PELO PROJETO




3. Docente: Professora GiseleSoares Machado-faixa preta I DAN


4. Supervisão: CREF/2/RS


5. Componentes da Integração:


As demandas culturais, políticas e sociais tem impulsionado a busca coletiva de novos modelos profissionais que correspondam aos anseios de uma sociedade mais justa e solidária. Assim, viabilizando ações coerentes com o cenário atual, o presente projeto conta com a seguinte...
tracking img