Defesa do meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (905 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Defesa do meio ambiente
O direito ambiental, assim como os demais ramos do direito, possui como base seus princípios que determinam como este ramo irá se portar diante da sociedade e quaisfinalidades para a existência do mesmo. Podemos desta forma, ajudar a combater males causados ao meio ambiente através dos ensinos repassados da matéria em questão, através desses princípios e métodosutilizados no nosso dia a dia.
Um passo importante na direção desse objetivo é avaliar as consequências reais para o meio ambiente de nosso comportamento como consumidores. Raramente paramos para pensar quecertas atitudes que tomamos contribuem para o desequilíbrio ambiental ou associamos nossas opções de uso de bens e serviços aos processos de exploração dos recursos naturais.
Os princípios do direitoambiental são os do desenvolvimento sustentável, da participação, da prevenção, da precaução, do poluidor pagador, do usuário pagador, da função socioambiental da propriedade, do democrático , doequilíbrio e do limite. Através deles encontraremos possíveis situações para ajudar o meio ambiente
De acordo com o desenvolvimento sustentável, pode-se citar a sustentabilidade ecológica,caracterizada pelo uso racional dos recursos naturais para que deles gerações presentes e futuras possam desfrutar e sustentabilidade social, onde as externalidades da pobreza podem direta ou indiretamentecontribuir para a degradação ambiental. Neste principio percebe-se que se equilibrarmos o desenvolvimento social, crescimento econômico e proteção do meio ambiente, as perdas que causamos no nossodia-a-dia deixaram de existir, pois sem desperdícios ou até mesmo agressões ao meio ambiente ajudarão não só ao meio ambiente, mas todo ser vivo que depende dele.
O principio da participação mostra que omelhor meio para solucionar questões ambientais será a participação de todos os cidadãos interessados sempre de acordo com o nível apropriado. A participação revela que toda sociedade poderá ajudar...
tracking img