Defesa do aprofundamento da democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este é o tema..
Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida

INTRODUÇÃO

O princípio “defesa do aprofundamento dademocracia enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida”, está intimamente liga á defesa da cidadania. Para além da democracia política, consentida e tolerada acessopela ordem liberal burguesa, a democracia que queremos reclama igualdade de e oportunidades para que todos os indivíduos tenham direito a um trabalho e existência dignos, a condições de moradia,saúde, educação, lazer. Esse tipo de democracia, todavia, não cabe dentro dos objetivos e dos limites da sociedade burguesa, porque tal conteúdo social contraria o núcleo de relações fundantes daacumulação capitalista, a qual se estrutura a partir da exploração de uma classe sobre a outra.

II-RELEVÂNCIA DO PRINCÍPIO

Ao nos posicionarmos em relação a uma concepção mais abrangente da cidadania e dedemocracia, as quais requerem a socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida, estamos questionando a lógica do capitalismo. Isso não quer dizer que estejamossubdimensionando ou negando a importância da democracia política. Pelo contrário, entendemos que a democracia constitui o único sistema de organização política capaz de favorecer a expressão da liberdade, equidadee da justiça.

A caracterização de que o capitalismo não soma nem rima com democracia social manifesta sua total pertinência neste final de século, num contexto hegemonizado por mudanças profundasno modo de produção capitalista.

O atual temário político segue alinhado aos ditames do neoliberalismo, mesmo quando as principais medidas econômicas têm se revelado e estéreis e perversas,penalizando a maioria da população com o aumento do desemprego, cortes nos gastos sociais, desregulamentação dos direitos sociais e trabalhistas, maior concentração de renda etc. Eis que tal quadro...
tracking img