Defesa de capitu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Argumentos religiosos
- Bentinho era religioso, porém, duvidava do poder de Deus, uma vez que duvidava das semelhanças entre seu filho e Escobar, mesmo já tendo comprovado antes a mesma semelhança entre a mãe de Sancha e Capitu. Era tão temente a Deus (falo com ironia), que cobiçou a melhor amiga de sua mulher, sendo assim consumada a sua traição no que se refere as normas ditadas pela bíblia.Era tão fiel a Deus que acreditava ser a morte a solução para a sua mente perturbada, sendo capaz de tentar contra a vida de seu filho. (“Não cobice a casa de outro homem… Não cobice a sua mulher…” –)

Argumentos: Situação do Teatro: Bentinho encontra Escobar à porta do Corredor. Não há como provar que o mesmo saíra do apartamento de Capitu. Se Capitu realmente era culpada, porque não dissimuloufingindo ainda estar enferma? Talvez não tivesse motivos e tivesse certeza na confiança de seu marido. (“Encontrei Escobar à porta do corredor.”)
- O livro também dá indícios de que Bentinho era muito cobiçado pelas mulheres, principalmente ao voltar dos seus estudos, o que comprova a confiança que Capitu depositava nele.
- Situação do enterro de Escobar: Capitu era amiga de Escobar, portantosentiu a morte do amigo. Estava em uma posição que tinha como objetivo oferecer consolo à amiga Sancha. Como amiga, ela ofereceu seu ombro e se encarregou de acalmá-la. Vale lembrar a proximidade entre os casais. O olhar de Capitu ao defunto transparecia a preocupação de Capitu com a amiga que se encontrava sozinha com um filho para criar. Um filme passava por sua cabeça. (“Capitu não dissimuloutristeza que lhe trazia a dor da amiga.”)
- A passividade que recebe a acusação de seu marido: Capitu no capítulo 76 jurou a Bentinho que da próxima vez que ele desconfiasse dela, ela o abandonaria e o deixaria seguir a sua vida. Sim, ela tinha uma personalidade forte, mas sabia respeitar a vontade de seu amado. Antes de tudo ela queria que ele fosse feliz, e se não conseguia encontrar a felicidadejunto a ela, o deixou livre para buscar caminhos alternativos. Capitu fugia do ideal da mulher da época, porém certos valores continuam os mesmos na maioria das mulheres não importando a época ou o tipo de sociedade que a mesma se encontra. Qual mulher conseguiria ser humilhada dentro de sua própria casa sem que pudesse tirar da mente perturbada do marido a idéia de traição? (Capitu conhecia muitobem a mente de Bentinho. Ele dava mais créditos às opiniões de terceiros do que às justificativas das pessoas que realmente o amam.Tal fato pode ser comprovado quando José Dias o instiga a respeito do comportamento de Capitu, ainda na adolescência) (Trecho: “à primeira suspeita da minha parte tudo estaria dissolvido entre nós.”)
- Se Ezequiel era realmente filho de Escobar porque Capitu nãodissimulava a semelhança? Ao contrário, ela comentava abertamente o assunto com Bentinho. Uma mãe, mesmo que de brincadeira, não faria piadinhas no que se refere ao casamento de duas crianças que são irmãs. Ela não demonstrava frieza e muito menos sarcasmo. Em certo momento do livro Bentinho fala que Ezequiel tinha os olhos de Capitu, porém a expressão de Escobar. Tal expressão pode ter sido adquiridacom o costume que o filho tinha de imitar as pessoas, inclusive Escobar! (No início, Bentinho repara semelhanças simples e conforme vai aumentando a perturbação de sua mente, a imagem completa de Escobar passa a ser refletida em seu filho). (Trecho “Escobar chegou a falar da hipótese de casar o pequeno com a filha.” / “Na vida há dessas semelhanças assim esquisitas”.)
- O distanciamento de DonaGlória pode ser atribuído à velhice. A maioria das pessoas quando envelhecem têm a tendência a possuírem atitudes mais reclusas, visto que não se sentem no direito de “incomodar” a felicidade dos filhos (Digamos que ela ficou ranzinza).
- A semelhança entre Ezequiel e Escobar parecia não ser notada por José Dias (correspondente de Capitu após a separação) e mesmo que fosse notada era encarada...
tracking img