Defesa da sociedade natural burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2050 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma Carta ao Lorde

- trabalho de Sociologia do Direito –

Romina d’Almeida - subturma 16

Índice

* Biografia

* Síntese da obra

* Discussao e analise do tem

* Bibliografia

Biografia
Edmund Burke, irlandês, nascido em Dublin em 12 de Janeiro de 1729, teve um papel fundamental na construção ideológica do modernoConservadorismo, bem como alicerçar, de uma forma marcante, a força do liberalismo clássico. Apesar de ser um irlandês de nascença, Edmund Burke teve uma participação activa na Câmara dos Comuns, tendo um papel relevante na ala mais conservadora do Partido Whig, durante o século XVIII.

Filho de um solicitador praticante do Anglicanismo e de uma mulher devota ao Cristianismo, a sua educaçãoteve uma forte influência paternal, tornando-se um anglicano praticante, seguindo o exemplo do seu pai. Novamente por influência paternal, após concluir os seus estudos, Edmund Burke tentou cursar Direito em Londres, a partir de 1750, mas rapidamente abandonou os estudos universitários para viajar pela Europa Continental, ao mesmo tempo que tomava a decisão de ter um futuro financeiro através daescrita.

Em Dezembro de 1765, Edmund Burke entrou na Câmara dos Comuns, como membro do Parlamento eleito por Wendover. A sua atuação política colocou-o na ribalta desde o seu discurso inicial, tendo granjeado fama pela defesa dos seus ideais conservadores e liberais, incentivando contra a Revolução Francesa e as suas marcas ideológicas. A sua primeira marca de relevo, como parlamentar, foi a cisãodas colónias britânicas na América do Norte face ao Império Inglês, defendendo, em 1774, a abolição da taxa sobre o chá. E, em 1775, Burke efetuou um discurso, perante o Câmara dos Comuns, a defender uma solução pacífica para a contenda entre as colónias e a metrópole. Mas a sua ação mais marcante foi a sua acérrima oposição a uma concepção de poder absoluto do monarca, defendendo oestabelecimento de limites constitucionais às competências executivas do Rei. Na sua defesa da limitação do poder real, Edmund Burke considerava que os partidos políticos desempenhavam um papel essencial. Noutros pontos a sua ação como parlamentar também foi de um papel decisivo, como por exemplo, os seus esforços para garantir a publicação dos discursos feitos no Parlamento. Durante 15 anos Edmund Burkemanteve o seu lugar no Parlamento, mesmo tendo sido eleito, posteriormente, pelo círculo da segunda maior cidade de Inglaterra à altura, Bristol. Em 1780, Burke perdeu o seu lugar no Parlamento, devido à sua insistente defesa do mercado livre com a Irlanda e a emancipação católica
Síntese da obra
Burke escreve na sua obra A Defesa da Sociedade Natural, uma carta ao ‘’Lorde’’, e é esta parte da obraque irei analisar.
Na carta, procura enaltecer a sociedade natural como um estado pacífico, ou pelo menos bondoso, que os homens acabaram por destruir nessa «insaciável busca por mais».
Através das suas reflexões ‘’melancólicas’’, começa por questionar o objetivo que o Criador tem em nos fazer felizes, tudo isto tendo em conta a estrutura das sociedades politicas. É a partir desta conexãosubentendida, da infelicidade com a sociedade politica, que tomamos um ponto de partida daquilo que, para Burke, são as sociedades politicas.
A tao enaltecida sociedade natural é alicerçada pelos desejos e instintos naturais bem como os meios suficientes para viver em liberdade, e, até aqui, a Natureza evolui-o; mas o grande erro, é o homem não saber onde parar e não se apaziguar com a sua condiçãonatural.
Burke toma como exemplo, o da junção das pessoas para criar uma família numa perfeita naturalidade, em que a sociedade politica para retirar melhor proveito e satisfazer o seu descontentamento, quis juntar as famílias (já ai construídas pela sociedade natural) para criar um governo ao qual todos os homens estão sujeitos.
Um Governo artificial que cria regras artificiais, para limitar...
tracking img