Defesa boate kiss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFESA DOS PROPRIETARIOS DA BOATE KISS
Elissandro Spohr, O Kiko
Mauro Hoffman
O sinalizador
Os donos da boate sabiam que haveria show pirotécnico, o que eles não sabiam é que os integrantes da banda utilizariam um artefato inadequado. Segundo o delegado Regional de Santa Maria (RS), Marcelo Arigony, a banda teria utilizado um sinalizador mais barato, próprio para ambientes abertos, paraeconomizar, esta custa R$ 2,00 a unidade e solta faíscas de aproximadamente quatro metros de altura, deve ser colocado no chão para ser aceso, libera grandes quantidades de fumaça e as pessoas devem ficar a pelo menos dez metros de distancia do artefato. Enquanto o sinalizador próprio para shows pirotécnicos em ambiente fechado custa em torno de R$ 70,00. A banda Gurizada Fandangueira foi contratadapara fazer o show e é responsabilidades da mesma fazê-lo com segurança, o que não parece ter sido preocupação dos integrantes. Os músicos foram imprudentes ao utilizar o Sputnik, pois sabiam dos riscos, por isso foram indiciados por 241 homicídios dolosos qualificados e 623 tentativas do mesmo crime, responderam também por delito de incêndio, o que deixa claro sua culpa na tragédia.
A espuma
Aespuma utilizada pelos donos da boate era utilizada em diversos outros estabelecimentos. Os catadores de lixo são testemunhas desse fato, contam os mesmos que após o incêndio ocorrido na boate Kiss, encontraram enormes quantidades de espumas jogadas fora pelas demais empresas que a adotavam, dois dos catadores afirmam terem coletado cinqüenta sacos de espuma.
Além do mais, nenhum órgão defiscalização notou a presença das espumas inadequadas. Os bombeiros examinavam apenas hidrantes e saídas de emergência. Os fiscais da prefeitura não sabiam reconhecê-la e ate mesmo o Conselho de Engenharia e Agronomia do RS, tomava conhecimento desse material apenas em caso de denuncia. Se os órgãos competentes não tinham conhecimento desse material, afirmo que menos ainda os proprietários, que utilizaram omaterial por indicação de especialistas na área. Inclusive, Elissandro pediu que a re tirassem por ineficiência (havia utilizado para isolar o som interno, evitando incomodar com os visinhos) e só a colocou novamente por pedido dos DJs.
Alvará vencido
A boate tinha licença para funcionar, embora o alvará estivesse vencido dês agosto/2012. Segundo o Comandante-Geral da Brigada Militar do RS,Sergio Roberto de Abreu, o alvará PPCI ( Prevenção e Proteção Contra Incêndio) estava em processo de renovação, o que não exigia o fechamento da casa noturna. De acordo com o alvará anterior, os sistemas de prevenção de incêndio previstos na lei estavam instalados e operantes. Assim enquanto tramita o pedido do novo alvará, não há previsão legal para interdição imediata.
Quanto ao fato de oextintor não estar funcionando, esta fora do alcance do proprietário da boate, saber o motivo pelo qual o extintor não funciona, já que não tem como testá-lo e também não tem maior conhecimento sob o mesmo. É obrigação dos bombeiros certificar se o extintor esta em boas condições de uso.
É responsabilidade dos órgãos públicos inspecionarem os estabelecimentos e verificar se esta de acordo com a lei. Osproprietários apenas cumprem as ordens dadas. Uma prova que a responsabilidade é dos bombeiros é que o Major Gerson da Rosa Pereira e o Sargento Renam Severo Berleze estão sendo indiciados por fraude processual, isto é, quando há tentativa de induzir o outro ao erro e também esta sendo apurada a responsabilidade criminal do Prefeito Cesar Augusto Schirmer, que conta com foro privilegiado.Engenharia
Os proprietários da boate não são engenheiros e não tem conhecimento de elétrica. Como vão saber se é seguro e como devem proceder em relação à estrutura necessária, como por exemplo, números de portas, sinalização, espuma, entre outros? Por isso e para isso contratou profissionais nas áreas e só comprou matérias indicados pelos mesmos. Um dos funcionários da boate afirma que houve...
tracking img