Defensiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sem dúvida, é enorme a necessidade de melhores motoristas. Embora impotente para resolver o problema sozinho, você pode melhorar a situação se avaliar o seu próprio modo de dirigir, empregando a “Direção Defensiva” como padrão comparativo.

“DIREÇÃO PERFEITA OU DIRIGIR COM PERFEIÇÃO, SIGNIFICA QUE VOCÊ REALIZA CADA VIAGEM SEM ACIDENTES, SEM INFRAÇÕES DE TRÂNSITO, SEM ABUSOS DO VEÍCULO, SEMATRASOS HONORÁRIOS E SEM FALTAR COM A CORTESIA DEVIDA”.
Dirigir com perfeição inclui a habilidade em controlar o seu veículo, de maneira que você não seja envolvido em algum acidente.
Os acidentes podem ser evitados. No caso de colisão entre dois veículos, geralmente o acidente pode ser evitado por qualquer um dos motoristas, ou por ambos
Sabendo que os acidentes podem ser evitados, como poderíamosdefinir um acidente evitável?
ACIDENTE EVITÁVEL É AQUELE EM QUE VOCÊ FEZ TUDO QUE RAZOAVELMENTE PODE FAZER PARA EVITÁ-LO”.
A maneira mais simples que você tem para não se envolver em acidentes é não dirigir. Você pode também, modificar completamente o seu próprio curso, a fim de dirigir por duas ruas quase desertas.

São maneiras mais simples de se evitar acidentes, mas não são razoáveis.Você evita razoavelmente um acidente, quando usa a sua inteligência, seu bom senso, ou sua razão para evitá-lo.
Ao ver um acidente a maioria das pessoas perguntam: “Quem é o culpado?”

Deixando de lado as emoções e analisando racionalmente cada acidente de trânsito, você verá que saber quem é culpado, embora importante para efeitos legais, não melhora a situação no que diz respeito à prevenção deacidentes. A única maneira de tirar algum proveito do acidente de trânsito é você aprender como agir para evitar que ele se repita.
Em outras palavras: não importa saber quem é o culpado, mas sim, quem poderia ter evitado o acidente.
Por tudo isso, lembre-se: “não adianta estar certo e ser envolvido em acidente. O importante é você não se acidentar. Para isso, não basta você dirigircorretamente, é preciso que você dirija defendendo-se de acidentes... dirija na defensiva”.
a. O que é Direção Defensiva

Podemos sintetizar afirmando que:
“DIREÇÃO DEFENSIVA É DIRIGIR DE MODO A EVITAR ACIDENTES, APESAR DAS AÇÕES INCORRETAS DOS OUTROS E DAS CONDIÇÕES ADVERSAS”.

Como motorista de Direção Defensiva, você poderá adaptar seu comportamento às AÇÕES INCORRETAS ou inesperadas de outrosmotoristas e pedestres e a seis condições ADVERSAS que podem ocorrer a qualquer momento, tais como:
• LUZ - CONDIÇÕES DE ILUMINAÇÃO
• TEMPO - CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS
• ESTRADA - CONDIÇÕES DA ESTRADA
• TRÂNSITO - CONDIÇÕES DO TRÂNSITO
• VEÍCULO - CONDIÇÕES DO VEÍCULO
• MOTORISTA - CONDIÇÕES DO MOTORISTA

b. Tempo e distância: de reação, de frenagem e aparada.

Mesmo estando preparado paraenfrentar as condições adversas que possam interferir na sua viagem, você sabe que não basta simplesmente ver o perigo para o seu carro parar.

Você vê o perigo, toma a sua decisão... e depois reage. Nada aconteceu instantaneamente, se ao ver o perigo, você decidir frear, até que o veículo pare terá se passado algum tempo, a saber:
TR = TEMPO DE REAÇÃO – é aquele que transcorre desde o perigo servisto, até que o motorista tome qualquer providência.
TMR = TEMPO MÉDIO DE REAÇÃO – é aquele que o motorista em estado normal gasta para reagir, corresponde a ¾ de segundo.
TF = TEMPO DE FRENAGEM – é o tempo gasto depois de acionado o mecanismo de freio, até parar.
TP = TEMPO DE PARADA – é o tempo gasto desde que o motorista percebe o perigo, até parar.
TP = TR + TE - você sabe que um veículonão para instantaneamente. Desde que o perigo é visto até a parada total, existe um espaço de tempo em que o veículo continua em movimento, percorrendo certa distância.
Para melhor caracterizar tal distância, precisamos de algumas definições:
DR = DISTÂNCIA DE REAÇÃO – é aquela que o veículo percorre desde que o perigo é visto até que o motorista tome qualquer providência.
DF = DISTÂNCIA DE...
tracking img