Defeitos de produtos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

Nós alunos da universidade de sorocaba (uniso), através do grupo formado por alessandro, edmar, paulo, beatriz, luciano e daniela; desenvolvemos um trabalho focado em resolver e solucionar defeitos que ocorrem na empresa “tecforja” situada na avenida paraná nº2.129 cajuru do sul - sorocaba-sp
Esta empresa desenvolve processo de produção,fabricaçãode peças forjadas a quente e comercialização de peças forjadas e usinadas, fundada em 10 de março de 2003 hoje tem um quadro de 400 funcionários ativos.
É uma empresa de capital 100% nacional,que atua no ramo metalúrgico,no segmento de forjados.
Tem como principais produtos: elementos de quinta roda,engrenagens, eletro-ferragens, braços e componentes de direção e suspenção e eixos.Dispõe de uma área útil de 75.000m2 e área construida 7.546,26m2 equipadas com prensas de fricção de 450 até 800 toneladas, recalcadoras, marteletes e rolos laminadoressua capacidade produtiva é de 1400t e peças de 0,200 a 30,000kg.
Esta empresa possui certificado iso 9001 por ser uma empresa reconhecida internacionalmente.
Este trabalho está estruturado em cincocapítulos, sendo o primeiro capítulo a introdução, o segundo capítulo a ferramenta, o terceiro capítulo a descrição do problema, o quarto capítulo o estudo do caso, e por último capítulo, as considerações finais.

2-FERRAMENTA

2.1-Controle estatístico do processo:
O controle estatístico do processo é uma ferramenta de análise que tem sido usada nas atividades onde se desejameios de controle da qualidade no ambiente de trabalho, sendo muito importante para a melhoria contínua da qualidade. Através do cep, informações sobre o processo de produção são obtidas, com base em dados colhidos no processo e o meio no qual este está trabalhando, através de modelos matemáticos.
É uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos e de serviços,tendo como objetivo principal fornecer informações para que haja um diagnóstico eficaz na detecção de problemas/defeitos nos processos analisados e, consequentemente auxilia no aumento da produtividade, melhorando a qualidade e evitando desperdícios e retrabalhos na empresa.
O cep tem como característica principal o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas competentes para analisar deforma objetiva os resultados obtidos para implantarem as melhorias necessárias.
Histórico do cep:
1920: Desenvolvimento das técnicas estatísticas (dr. Shewart).
1940: Tentativa fracassada de implantação (eua – dr. Deming + maslow – filosófica).
1950: Japão convida dr. Deming para implantação (pós-guerra).
1983: Início no brasil (ford).
2000: Reestruturação na divisão off-road.
2002:Reestruturação na divisão automotiva.

2.2-Por que utilizar o cep:
Aumentar a segurança do processo de produção; melhorias contínuas nos processos; obtenção de informações para a realização de manutenção preventiva; satisfação de exigências dos clientes; é uma exigência das normas fiscalizadoras da qualidade.

2.3-Os principais objetivos do cep são:
Avaliar acapacidade das máquinas; auxiliar na tomada de ações para máquinas não capaz; analisar a capacidade dos processos de fabricação; auxiliar na tomada de ações para processos não capaz; implementar a ferramenta estatística baseado nos parâmetros internacionais; monitorar e dominar a qualidade das características críticas pré determinadas; redução no índice de retrabalhos e refugos; reduzir os custos daqualidade; diminuição de reclamações dos clientes; conscientização da qualidade.

2.4-Benefícios do cep:
Com máquinas capazes não é necessário inspecionar todas as peças e sim uma amostra em intervalo de tempo definido, reduzindo assim o tempo gasto em inspeções.
Obtenção de informações sobre a necessidade de investimentos em novos meios de controle e, também...
tracking img