Defeitos de acabamentos em móveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFEITOS DE ACABAMENTOS EM MÓVEIS

INTRODUÇÃO

Na fase de acabamento é possível adotar produtos finais de diferentes características atendendo ao objetivo pretendido. A finalidade é permitir que o produto final, além de receber um aspecto visualmente mais agradável, fique dotado de uma maior e melhor resistência.
Assim, conforme o objetivo pretendido, utilizam-se diferentesoperações: branqueamento, aplicação de velaturas, betumagem, lixamento, laqueamento, envernizamento e revestimento com papéis melamínicos ou termolaminados.

DEFEITOS DE ACABAMENTOS

Bolhas
As bolhas são um inchaço da película, o qual resulta em vários pontos de tamanhos variados.
As principais causas deste defeito de acabamento são: umidade na superfície, poeiras que não foramremovidas da superfície principalmente após o lixamento, aplicação de tinta de melhor qualidade sobre uma de qualidade inferior e incorreta diluição da tinta. Como principais medidas preventivas deve-se observar a validade do produto, aplicar o produto em dias secos e não aplicar o produto em superfícies aquecidas e na presença de fortes ventos. E, como medida corretiva, deve-se remover a películadanificada e reaplicar o produto.

Enrugamento
Desenho de superfície que aparece em tintas não bem aderidas a uma superfície brilhante. Este problema ocorre quando a camada de tinta se torna muito espessa devido a uma aplicação excessiva de produto, seja demão ou sucessivas demãos sem aguardar o intervalo entre demãos, ou quando a superfície no momento da pintura se encontrava com altatemperatura.
Para corrigir o problema recomenda-se remover toda a tinta aplicada, limpar toda a superfície, deixar secar e repintar novamente.
Fendas
A principal causa deste defeito de acabamento é a aplicação da segunda demão de tinta sobre a primeira quando esta ainda não secou. Ao não encontrar o apoio necessário na capa inferior, a camada superior contrai-se e fragmenta.
Osurgimento de fendas provoca perda da qualidade de proteção na película de tinta. Esse defeito pode ser evitado utilizando-se sempre pinturas de natureza idêntica para ambas as demãos, não aplicar a segunda demão até a primeira demão estar completamente seca ou deixar a primeira demão mais rugosa para facilitar a aderência.
A fim de evitar este problema, deve-se limpar a superfície com um bomdecapante, e se a aderência do resto da película estiver boa, basta aplicar um material de enchimento ou massa na fenda, lixando após seco e executando uma nova pintura.

Tinta não seca
Basicamente esse tipo de defeito esta associado a alguns fatores, como:
- Excesso de produto ou produto muito viscoso. Para esse tipo de defeito é recomendável remover o produto, lixar a superfíciepara evitar irregularidades e reaplicar o produto da forma correta.
- Quando aplicado sobre madeira molhada, verde ou em ambientes fechados e úmidos: qualquer um destes fatores interfere na secagem, em função da dificuldade de evaporação de solvente. Nesse caso deve-se observar o teor de umidade da madeira e do ambiente.
- Madeiras resinosas: as resinas dessas madeiras podem serincompatíveis com os acabamentos, prejudicando a secagem.

Pintura descascada
O defeito de pintura descascada consiste na perda de aderência da película, o qual rompe-se em pedaços irregulares, provocando a dobragem dos bordos e arrastando o resto da peça até que se desprendem do fundo e caiem.
As principais causas deste defeito de acabamento são:
- umidade do ambiente e dopróprio substrato;
- preparação inadequada da superfície, deixando-a suja ou lustrosa.
Como principais medidas preventivas destacam-se:
- observar o teor de umidade da madeira e do ambiente;
- aplicar o produto em dias secos;
- observar a validade do produto.
Como principais medidas corretivas destacam-se:
- raspar todos os fragmentos de...
tracking img