Defeitos da madeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DEFEITOS DA MADEIRA

1. Definição de defeito na madeira
É considerado defeito toda a irregularidade na constituição e estrutura da madeira que resultem em alterações lesivas às propriedades físicas e mecânicas e por consequência na sua aplicação.

Defeitos na forma do tronco
Estes defeitos estão divididos em: tortuosidade, bifurcação ou aforquilhamento, conicidade acentuada, sapopemas etronco fenestrado (sulcado) ou apenas sulcos. Podem restringir e até inutilizar seu uso.

Tortuosidade
É considerado tortuosidade, qualquer desvio na forma ideal, podendo ser ocasionada de hereditariedade ou condições de crescimento, como: luminosidade, folhagem assimétrica, cipós, inclinação do terreno etc.
Trocos com tortuosidade são pouco rentáveis pois, diminuem o aproveitamento da torapara laminação e serraria, apresentam grãs irregulares que comprometem a resistência mecânica (todos os elementos do lenho apresentam variações de inclinação em relação ao eixo da tora ou peça de madeira, afetando a resistência quando excessivo), causam dificuldades de acabamento e provocam deformações de secagem.

[pic]

Bifurcação ou aforquilhamento
Quando se formam dois ou mais troncos aoinvés de um só. Da mesma forma a bifurcação causa perda econômica, para empresas do ramo madeireiro, mas é apreciada e tem valor como forma decorativa ornamental. Esta bifurcação se dá pela morte da gema apical (ataque de insetos, geadas tardias) ou predisposição natural a esta formação (característico da espécie). Gema apical é uma região meristemática situada no ápice de um ramo. É responsávelpelo crescimento vertical da planta.

[pic]


Conicidade acentuada
Os troncos de algumas árvores assumem forma acentuada de cone quando a partir do segundo metro o diâmetro diminui mais de 1 cm a cada metro linear. Diminui o aproveitamento da tora no processo de desdobro. É maior nas folhosas e apresenta grã oblíqua. Sob o ponto de vista econômico traz prejuízo na produção de vigas, tem-segrande desperdício.

Sapopemas
São raízes tabulares, ou seja, são raízes achatadas que ocorrem na periferia de troncos de certas espécies, como prolongamento das raízes laterais, podendo estender-se até considerada altura do fuste, cuja função é servirem de contraforte para maior equilíbrio a árvore. Dificultam a operação de abate, acarretam perda de volume comercial e alteram a anatomia nolocal. Grande volume de desperdício.
[pic]


Tronco fenestrado (sulcado) ou apenas sulcos
Neste caso, o fuste apresenta profundas depressões (sulcos) e geralmente é utilizado inteiro como poste, pilar (decorativo), não servindo para cortar em tábuas.
[pic]










1.2 Defeitos na estrutura anatômica da madeira

Grãs irregulares
Desvantagem na utilização da madeira.

Largurairregular dos anéis de crescimento
Corre quando existem variações bruscas na área de plantio da árvore ou nas condições climáticas, provocando alterações.

Crescimento excêntrico
Deslocamento da medula do centro, para o tronco. Quando a medula não ocupa o centro da seção transversal do tronco, devido à força do vento ou gravidade,ou forte insolação lateral.

Lenho de reação
Árvores que sedesenvolvem sob o efeito de esforços externos contínuos formam dois tipos especiais de lenho, provavelmente devido ao estímulo assimétrico de hormônios de crescimento, visando compensar o esforço imposto. Divididos em: Lenho de tração e de compressão.

- Lenho de tração-folhosas
Caracteriza-se macroscopicamente pela presença de crescimento excêntrico, apresentam paredes mais espessas que onormal, aparência sem brilho e cor. Contorno arredondado, em seção longitudinal observam-se rachaduras obíquas em suas paredes, afetando a resistência mecânica, lenho com excessiva dureza. Conseqüências: comportamento desigual, elevada instabilidade dimensional, madeira quebradiça, baixas qualidades de trabalhabilidade; propensão a empenamentos na secagem; maior resistência à compressão axial e...
tracking img