Defeitos cristalinos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMÃO CTM – ESTUDAR
Aula 1
Material é qualquer substância que pode ser usada em aplicações práticas.
A Ciência dos Materiais investiga as propriedades de um material durante sua vida útil. Ou seja, estuda as inter-relações entre a estrutura de um material e suas propriedades.
Microestrutura é o arranjo básico dos núcleos e e- do material e dos defeitos em escala atômica. A microestruturaafeta muito as propriedades de um material e consequentemente sua aplicabilidade.
TRIPÉ FUNDAMENTAL

Existem entre 40k e 80k materiais diferentes.
Critérios que o engenheiro adota para a seleção de materiais: Em 1º lugar o engenheiro deve caracterizar quais as condições de operação a qual o material será submetido e levantar as propriedades necessárias para tal aplicação. Em 2º, o tipo dedegradação que o material sofrerá, como exemplo altas temperaturas e ambientes corrosivos diminuem a resistência mecânica. E também a característica econômica.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e química destes.

1 – Metais: fortes e podem ser moldados; dúcteis (deformam antes de quebrar); superfície “metálica”; bonscondutores de corrente elétrica e calor.
2 – Cerâmicas: combinação de metais com O/N/C/P/S; altamente resist a Tº (refratários); isolantes térmicos e elétricos; frágeis; podem ser transparentes.
3 – Polímeros: sintéticos (feito pelo homem); muito moldáveis (plasticidade); formados por um nº limitado de elementos; C e H/O (acrílicos), N (nylons), F (flúor-plástico) e Si (silicone); leves e nãofrágeis; menos resist que metais e cerâmicas.
4 – Compósitos: constituídos de mais de um tipo de material insolúvel em si; são “desenhados” para apresentar as melhores características de cada material constituinte.
5 – Semicondutores: propriedades elétricas entre metais e isolantes; condutividade controlada pela presença de impurezas; combinados, geram propriedades eletrônicas e óticas; base datecnologia optoeletrônica.
6 – Biomateriais: usado para implantes de partes em seres humanos; não podem ser tóxicos e devem ser compatíveis com o tecido humano; metais, cerâmicos, compósitos e polímeros podem ser usados como.
Aula 2
As ligações químicas tem forte influência sobre muitas propriedades dos materiais. Os e- de valência são os que participam das ligações e os átomos buscam parecercom um gás nobre (2 ou 8 e-).
Ligações fortes: iônicas, covalentes, metálicas. Ligações fracas: secundárias e Van der Waals.
Iônica: resulta da atração mútua entre íons + e –.
Covalente: átomos com config estável, compartilha e- com outro átomo.
Metálicas: formada por íons + e e- livres que formam uma “nuvem eletrônica”.
Van der Waals: atração de dipolos elétricos. Dipolo: ocorre quando ocentro das cargas + não coincidem com o centro das cargas – em uma molécula.
As ligações metálicas permitem grande deformação plástica, isso ocorre pois as ligações são móveis, ou seja, não são rígidas como as iônicas e covalentes.
Quanto maior a energia envolvida na ligação química há uma tendência de maior ser o ponto de fusão do composto, maior a resist mecânica, maior dureza, entre outras.REOLOGIA – Ciência que estuda a deformação e o fluxo da matéria. REO = deformação.
Ou seja, analisa a deformação ou tensão de um material provocada pela aplicação de uma tensão/deformação. O material pode estar em qualquer estado (sól, líq ou gas).
As deformações no sólido são alteração no volume, tamanho ou forma. Enquanto que o escoamento de um fluido (líq ou gas) é caracterizado pelavariação contínua da taxa ou grau de deformação em função da tensão aplicada.
A Reologia estuda viscosidade, plasticidade, elasticidade e o escoamento da matéria.
Plasticidade: é um material que se deforma facilmente.
Viscosidade: descreve o atrito das camadas internas dentro do fluido que impõe resistência ao seu fluxo. Uma camada de fluido possui certa resistência ao se deslocar sobre outra. A...
tracking img