Defeitos cristalinos

RESUMÃO CTM – ESTUDAR
Aula 1
Material é qualquer substância que pode ser usada em aplicações práticas.
A Ciência dos Materiais investiga as propriedades de um material durante sua vida útil. Ouseja, estuda as inter-relações entre a estrutura de um material e suas propriedades.
Microestrutura é o arranjo básico dos núcleos e e- do material e dos defeitos em escala atômica. A microestruturaafeta muito as propriedades de um material e consequentemente sua aplicabilidade.
TRIPÉ FUNDAMENTAL

Existem entre 40k e 80k materiais diferentes.
Critérios que o engenheiro adota para a seleçãode materiais: Em 1º lugar o engenheiro deve caracterizar quais as condições de operação a qual o material será submetido e levantar as propriedades necessárias para tal aplicação. Em 2º, o tipo dedegradação que o material sofrerá, como exemplo altas temperaturas e ambientes corrosivos diminuem a resistência mecânica. E também a característica econômica.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
Aclassificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e química destes.

1 – Metais: fortes e podem ser moldados; dúcteis (deformam antes de quebrar); superfície “metálica”; bonscondutores de corrente elétrica e calor.
2 – Cerâmicas: combinação de metais com O/N/C/P/S; altamente resist a Tº (refratários); isolantes térmicos e elétricos; frágeis; podem ser transparentes.
3 –Polímeros: sintéticos (feito pelo homem); muito moldáveis (plasticidade); formados por um nº limitado de elementos; C e H/O (acrílicos), N (nylons), F (flúor-plástico) e Si (silicone); leves e não frágeis;menos resist que metais e cerâmicas.
4 – Compósitos: constituídos de mais de um tipo de material insolúvel em si; são “desenhados” para apresentar as melhores características de cada materialconstituinte.
5 – Semicondutores: propriedades elétricas entre metais e isolantes; condutividade controlada pela presença de impurezas; combinados, geram propriedades eletrônicas e óticas; base da...
tracking img