Defeitos cristalinos

Páginas: 11 (2732 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
RESUMÃO CTM – ESTUDAR
Aula 1
Material é qualquer substância que pode ser usada em aplicações práticas.
A Ciência dos Materiais investiga as propriedades de um material durante sua vida útil. Ou seja, estuda as inter-relações entre a estrutura de um material e suas propriedades.
Microestrutura é o arranjo básico dos núcleos e e- do material e dos defeitos em escala atômica. A microestruturaafeta muito as propriedades de um material e consequentemente sua aplicabilidade.
TRIPÉ FUNDAMENTAL

Existem entre 40k e 80k materiais diferentes.
Critérios que o engenheiro adota para a seleção de materiais: Em 1º lugar o engenheiro deve caracterizar quais as condições de operação a qual o material será submetido e levantar as propriedades necessárias para tal aplicação. Em 2º, o tipo dedegradação que o material sofrerá, como exemplo altas temperaturas e ambientes corrosivos diminuem a resistência mecânica. E também a característica econômica.
CLASSIFICAÇÃO DOS MATERIAIS
A classificação tradicional dos materiais é geralmente baseada na estrutura atômica e química destes.

1 – Metais: fortes e podem ser moldados; dúcteis (deformam antes de quebrar); superfície “metálica”; bonscondutores de corrente elétrica e calor.
2 – Cerâmicas: combinação de metais com O/N/C/P/S; altamente resist a Tº (refratários); isolantes térmicos e elétricos; frágeis; podem ser transparentes.
3 – Polímeros: sintéticos (feito pelo homem); muito moldáveis (plasticidade); formados por um nº limitado de elementos; C e H/O (acrílicos), N (nylons), F (flúor-plástico) e Si (silicone); leves e nãofrágeis; menos resist que metais e cerâmicas.
4 – Compósitos: constituídos de mais de um tipo de material insolúvel em si; são “desenhados” para apresentar as melhores características de cada material constituinte.
5 – Semicondutores: propriedades elétricas entre metais e isolantes; condutividade controlada pela presença de impurezas; combinados, geram propriedades eletrônicas e óticas; base datecnologia optoeletrônica.
6 – Biomateriais: usado para implantes de partes em seres humanos; não podem ser tóxicos e devem ser compatíveis com o tecido humano; metais, cerâmicos, compósitos e polímeros podem ser usados como.
Aula 2
As ligações químicas tem forte influência sobre muitas propriedades dos materiais. Os e- de valência são os que participam das ligações e os átomos buscam parecercom um gás nobre (2 ou 8 e-).
Ligações fortes: iônicas, covalentes, metálicas. Ligações fracas: secundárias e Van der Waals.
Iônica: resulta da atração mútua entre íons + e –.
Covalente: átomos com config estável, compartilha e- com outro átomo.
Metálicas: formada por íons + e e- livres que formam uma “nuvem eletrônica”.
Van der Waals: atração de dipolos elétricos. Dipolo: ocorre quando ocentro das cargas + não coincidem com o centro das cargas – em uma molécula.
As ligações metálicas permitem grande deformação plástica, isso ocorre pois as ligações são móveis, ou seja, não são rígidas como as iônicas e covalentes.
Quanto maior a energia envolvida na ligação química há uma tendência de maior ser o ponto de fusão do composto, maior a resist mecânica, maior dureza, entre outras.REOLOGIA – Ciência que estuda a deformação e o fluxo da matéria. REO = deformação.
Ou seja, analisa a deformação ou tensão de um material provocada pela aplicação de uma tensão/deformação. O material pode estar em qualquer estado (sól, líq ou gas).
As deformações no sólido são alteração no volume, tamanho ou forma. Enquanto que o escoamento de um fluido (líq ou gas) é caracterizado pelavariação contínua da taxa ou grau de deformação em função da tensão aplicada.
A Reologia estuda viscosidade, plasticidade, elasticidade e o escoamento da matéria.
Plasticidade: é um material que se deforma facilmente.
Viscosidade: descreve o atrito das camadas internas dentro do fluido que impõe resistência ao seu fluxo. Uma camada de fluido possui certa resistência ao se deslocar sobre outra. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defeitos cristalinos
  • defeitos cristalinos
  • DEFEITOS CRISTALINOS
  • Defeitos Cristalinos
  • Defeitos cristalinos
  • Defeitos cristalinos
  • Defeitos Cristalinos
  • Defeitos cristalinos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!