DECUPAGEM - O INVASOR

6267 palavras 26 páginas
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Graduação em Publicidade e Propaganda

DECUPAGEM DO FILME: “O INVASOR”

Belo Horizonte
2015

DESENVOLVIMENTO

CENA 01

A primeira cena do filme é composta por uma câmera subjetiva onde a intenção é representar ao espectador a visão de uma pessoa. A cena se inicia com dois homens bem vestidos descendo de um carro em um bairro simples de São Paulo. A imagem que temos é como se alguém os observasse por trás de uma grade em um bar em um plano sequencia com algumas aproximações (close ups). Para finalizar a cena, um dos homens olha diretamente para a câmera, como se estivessem olhando nos olhos de alguém e perguntam “Você é o Anísio?” e uma voz responde, comprovando a existência de uma câmera subjetiva. As cores da cena são opacas e acizentadas para retratar que se trata de um ambiente frigido e a chegada imponente do carro brilhoso ao local, mostra a fusão de classe sociais: periferia + classe média.

CENA 02

Nessa cena, a câmera está na parte traseira de um carro, filmando as costas de Giba e Ivan. O diálogo é breve, um deles está bastante animado e suas ações se destacam perante ao motorista, mais sério e contido. A diferença de classes novamente é notada com a passagem sobre um túnel e mudança notável de cenário.

CENA 03

Eles chegam ao destino: uma boate. Giba permanece eufórico enquanto Ivan está desconfortável com o lugar. A câmera os acompanha em um plano sequencia até a entrada do lugar. A cena se encerra junto a um terceiro personagem, na portaria da boate, ao ser entregue uma chave para Ivan.

CENA 04

Dentro da boate, muita musica e diversas garotas de programa em roupas sensuais. Duas delas se juntam aos dois amigos, uma é encarregada de “tirar a tensão” de Ivan. A partir daí, o casal caminha para um quarto e um plano sequencia se inicia, com cortes voltando para a cena anterior, onde a “chavinha da alegria” é entregue.

CENA 05

Ivan e a

Relacionados