Decorrência da teoria das relações humanas

CURSO: Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações
Profa. Fabiana Rodrigues de A. Castro
Disciplina: Teoria da Geral da Administra

T R A B A L H O F I N A L

DECORRÊNCIA DA TEORIA DASRELAÇÕES HUMANAS

A hegemonia da mentalidade taylorista suscitou entre os trabalhadores uma insatisfação crescente com as condições desumanas de trabalho . Devido a esse descontentamento umgrupo de pesquisadores passou a investigar numa empresa as condições ambientais que otimizassem a produtividade.

Experiência de Hawthorne

A Western Eletric era uma companhianorte-americana que fabricava equipamentos para empresas telefônicas. A empresa sempre se caracterizava pela preocupação com o bem estar de seus funcionários, o que lhe proporcionava um clima constantemente sadiode relações industriais. Durante 20 anos não se constatara nenhuma greve ou manifestação. Um diagnóstico preliminar nos diria que o moral (estado de espírito – ética, reprocidade, ordem e respeito) nacompanhia era alto e os funcionários confiavam na competência de seus administradores.

A fábrica contava com cerca de 40 mil empregados e as experiências realizadas visavam detectar deque modo fatores ambientais – como a iluminação do ambiente de trabalho influenciavam a produtividade dos trabalhadores.

Em 1924 foram iniciados por Elton Mayo, uma série de estudos paradeterminar uma possível relação entre a intensidade da iluminação do ambiente de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pelos níveis de produção alcançados. Essa experiência se tornou famosa elogo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes do trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
Os pesquisadores nãoconseguiram provar a existência de qualquer relação entre a iluminação e o ritmo de produção. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram prejudicados por variáveis de natureza...