Declaração de Samalanca

1036 palavras 5 páginas
Declaração de Salamanca

Como aconteceu ?
Nos dias 7,8,9 e 10 de junho de 1994, se reuniram em Salamanca mais de trezentos participantes, em representação de noventa e dois governos, e vinte e cinco organizações internacionais, afim de promover o objetivo da educação para todos; Onde as mudanças necessárias para desenvolver a abordagem da educação inclusiva, nomeadamente capacitando as escolas para atender todas as crianças, sobretudo as que tem necessidades educativas especiais.

Quem são os beneficiados e Qual a finalidade ?
A Declaração de Salamanca ampliou o conceito de necessidades educacionais especiais, incluindo todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por qual motivo for. Assim, a ideia de "necessidades educacionais especiais" passou a incluir, além das crianças portadoras de deficiências, aquelas que estejam experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estejam repetindo continuamente os anos escolares, as que sejam forçadas a trabalhar, as que vivem nas rua, as que vivem em condições de extrema pobreza, que sejam desnutridas, ou as que simplesmente estão fora da escola, por qual quer motivo.
O que mudou e O qual foi sua importância
O tratado e Salamanca é considerado um dos principais documentos mundiais que visam a inclusão social. Ela é o resultado de uma tendência mundial que consolidou a educação inclusiva, e cuja origem tem sido atribuída aos movimentos de direitos humanos e de desinstitucionalização manicomial que surgiram a partir das décadas de 60 e 70.

DECLARAÇÃO DE SALAMANCA Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais Reconvocando as várias declarações das Nações Unidas que culminaram no documento das Nações Unidas "Regras Padrões sobre Equalização de Oportunidades para Pessoas com Deficiências", o qual demanda que os Estados assegurem que a educação de pessoas com deficiências seja parte integrante do sistema

Relacionados

  • trabalho de estruturs
    658 palavras | 3 páginas
  • Resenha do texto
    1530 palavras | 7 páginas