Decisoes financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DECISÕES DE FINANCIAMENTO GERAM
DECISÕES DE INVESTIMENTO

Prof. Raimundo Aben Athar *

Fontes de Financiamento

O financiamento das atividades empresariais é realizado mediante o emprego de diferentes tipos de fundos obtidos externamente ou gerados no curso normal da operações. Uma classificação mais ampla divide esses fundos em duas categorias: capital próprio e capital deterceiros.
O capital próprio é representado pelas contas que compõem o Patrimônio Líquido, e o capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível a Longo Prazo. Deste modo, no lado direito do Balanço Patrimonial, encontra-se representada a estrutura financeira da empresa, constituída por recursos próprios que permanecerão indefinidamente na empresa e porobrigações vencíveis a curto e a longo prazo. A estrutura de capital corresponde à parte da estrutura financeira formada pelos recursos próprios e pelas exigibilidades de longo prazo.
A classificação no curto prazo de transações a vencer dentro de um ano é aceita universalmente, mas a delimitação dos períodos correspondentes a médio e longo prazo varia de acordo com as circunstâncias. Em paísesdesenvolvidos, o médio prazo pode atingir dez anos, porém em economias menos estáveis esse limite costuma ser de três ou cinco anos.
A principal fonte externa de recursos próprios corresponde à subscrição e integralização de aumentos de capital. Outros recursos próprios obtidos externamente originam-se de ágio na emissão de ações, alienação de bônus de subscrição ou de partes beneficiárias,prêmio na emissão de debêntures e doações e subvenções para investimento. Esses recursos são classificados como Reservas de Capital, portanto não são oriundos dos lucros da empresa e tampouco de suas atividades operacionais. Existem ainda os recursos próprios obtidos na própria empresa que são os lucros não distribuídos, conhecidos contabilmente como Lucros Acumulados e Reservas de LucrosAs vendas de ativos e as reduções dos níveis de estoques, contas a receber e outros ativos possibilitam a liberação de recursos para outras finalidades. Nesses casos, não teríamos novas fontes de financiamento, mas apenas realocação de fundos.
As fontes internas de recursos de terceiros correspondem a diversas obrigações decorrentes das atividades operacionais da empresa, tais como:salários, contribuições sociais, impostos etc.
As fontes externas de recursos de terceiros podem ser geradas espontaneamente, como crédito concedido pelos fornecedores e adiantamentos de clientes relativos a bens ou serviços encomendados.
As fontes externas de passivos onerosos são constituídas pelos financiamentos e empréstimos contratados com instituições financeiras ou com outras pessoasjurídicas. A colocação no mercado de capitais de títulos de dívida emitidos pela empresa (debêntures) inclui-se nesta categoria.
Completando as fontes externas de capitais de terceiros, temos as operações de arrendamento mercantil (leasing) em que a empresa arrendatária detém a posse e o uso de ativos fixos durante a maior parte da sua vida útil, mas a propriedade é da empresa arrendadora.As obrigações contratuais da arrendatária não figuram no seu passivo, mas devem constar nas notas explicativas das demonstrações contábeis.
As fontes espontâneas de capital de terceiros são constituídas pelas exigibilidades diversas, adiantamentos de clientes e obrigações para com os fornecedores.
Exigibilidades Diversas

As exigibilidades diversas normalmente são passivos nãoonerosos e são de curtíssimo prazo; sua constante renovação permite à empresa dispor continuamente de uma soma de recursos que integra seu capital de giro. Exemplos:

▪ salários e encargos incidentes sobre a folha de pagamento, inclusive as contribuições previdenciárias e sindicais dos empregados retidas para posterior recolhimento;
▪ impostos e contribuições sobre o faturamento;

▪ imposto...
tracking img