Decisão de financiamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A função Financeira
O sistema financeiro da empresa engloba o conjunto dos serviços ou pessoas que contribuem para o exercício da função financeira no seio da empresa e entre os quais se estabelece um certo número de relações.
A Função financeira tem como finalidade principal a realização dos objectivos da empresa. Estes devem permanecer presente no espírito dos gestoresfinanceiros no momento de tomada de decisão.
A função financeira está ligada às áreas que exigem tomadas de decisão. Com o actual sistema de registos contabilísticos – principalmente com o uso intensivo da informática – a função financeira tem se tornado cada vez mais importante no processo de tomada de decisões – no sentido de atingir os objectivos da empresa.
Assim, pode-se atribuir que aadministração financeira tem como finalidade:
a) A formulação de estratégica das empresas para determinar a utilização mais eficiente dos recursos disponíveis em investimentos, financiamento e distribuição dos dividendos;
b) De seleccionar as fontes mais adequadas para obtenção de recursos financeiros e as análises para a optimização na utilização desses recursos;
c) De interagir com as áreas de vendas ecompras para definir as políticas mais adequadas sobre prazos, preços, condições, a fim de adequar o fluxo de recursos no ciclo operacional da empresa.

A administração financeira envolve-se em quatro decisões básicas, a saber:
a) Decisão de investimento;
b) Decisão de financiamento;
c) Decisão de distribuição de dividendos;
d) Planeamento e controlo da função financeira.

A decisãode investimento consiste na alocação de capital em projectos de investimentos, cujos benefícios serão auferidos no futuro, na condição de risco, onde o gestor financeiro deve tomar decisões a partir de plano de negócio que determine o risco calculado, analisando as oportunidades de investimento, quantificando as actividades operacionais, o fluxo de caixa e o impacto nos resultados e no patrimónioe, observando o valor de mercado da empresa a partir do novo investimento.
A decisão de financiamento fundamentalmente visa determinar a melhor forma de financiar as operações e os investimentos em activos de curto, médio e longo prazo da empresa, determinar a estrutura de capital mais adequada, ou seja, qual o percentual de capital próprio e de terceiros que a empresa deve ter e quais os custosdo capital.
Decisão de Distribuição de Dividendos
Quando as empresas geram resultados líquidos positivos, esses valores podem ser reinvestidos na própria organização ou então distribuídos aos seus accionistas sob a forma de dividendos. Caso se opte por esta ultima modalidade, esta distribuição poderá ocorrer de duas formas: através da distribuição de dividendos em dinheiro ou recorrendo arecompra de acções próprias. Existem também empresas que não pretendendo alterar a sua politica de dividendos, a sua estrutura de capitais, ou não tendo dinheiro para pagar os dividendos pretendidos, emitem novas acções para financiar essa operação.
Planeamento e controlo da função financeira
O planeamento e o controlo da função financeira envolvem as decisões de criar sistemas que racionalizem asestruturas da função financeira, facilite e agilize a tomada de decisões com base em informações confiáveis. Com a informatização, o gestor financeiro deve implementar procedimentos que dêem oportunidade de respostas em tempo real sobre os negócios.

Gestão de Recursos Financeiros nas Empresas
As actividades empresariais envolvem recursos financeiros e se orientam para a obtenção de lucro,visando multiplicar recursos financeiros investidos e os proprietários desejam um retorno compatível com o risco assumido. A gestão dos fundos movimentados é feita pela obtenção de recursos e na optimização da aplicação desses fundos.

Os recursos são obtidos para:
a) Investimentos em bens (meios de produção) - imóveis, instalações e equipamentos;
b) Giro das operações - matérias-primas,...
tracking img