Decapagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2509 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. Centro de formação Profissional




Tratamento de Metais- Limpeza e Preparação de Superfície








Decapagem

Mecânica









Trabalhado Elaborado por: Ivo Grilo


2012



Índice





































1.Introdução

O presente trabalho tem como principal objetivo esclarecer o processo de Decapagem Mecânica através do jacteamento abrasivo, nomeadamente: jacto de areia, granalhas de aço e esferas de vidro. Por outro lado, através de ferramentas manuais: a escovação.
A aplicação do estudo é direcionada para uma visão aeronáutica.2. Conceito de Decapagem:

Entende-se por decapagem todo o processo sobre superfícies metálicas que visa à remoção de oxidações e impurezas inorgânicas, como as carepas de laminação e recozimento, camadas de oxidação (como a ferrugem), crostas de fundição e incrustações superficiais.
2.1. Objetivos:
- Remover da superfície do inox óxidos indesejados formados a altas temperaturasem etapas de fabricação como tratamentos térmicos, soldagem, laminação a quente, etc.
- Promover a formação de uma camada de óxidos de cromo estável e homogênea características dos aços inox;
- Eliminar resíduos de partículas de ferro e os seus óxidos aderidas à superfície do inox (processos de contaminação).


























3. Decapagem mecânicaQuando se trata de uma decapagem mecânica, causa-se danos por fissuras à camada de óxido e remove-se parcialmente ou totalmente. Neste tipo de decapagem, o objetivo é eliminar os óxidos e limpar a superfície.

Dentro da decapagem mecânica existe o jacteamento abrasivo, que é o mais utilizado.
O jacteamento é uma técnica de tratamento superficial por impacto, o qual se pode obter umexcelente grau de limpeza e simultaneamente um correto acabamento superficial. Este processo em geral é usado para:


• Limpeza de peças fundidas, ferrosas e não ferrosas, forjadas, etc;
• Decapagem mecânica de arames, barras, chapas, etc;
• Limpeza e preparação de superfície, onde será aplicado revestimento posterior.

De forma geral, podemos dizer que o jateamento é o bombardeio departículas abrasivas a alta velocidade (65 – 110 m/Seg.), que após o impacto com a peça, remove os contaminantes da superfície.
Até a década de 30, o jacteamento era realizado somente com bicos de ar comprimido. Hoje, esta técnica é mais utilizada para certos trabalhos como a manutenção de estruturas armadas.
O sistema de jateamento abrasivo funciona por Ar Comprimido.
Estesistema é de baixo rendimento e é o mais adequando para trabalhos pequenos onde não é necessário volumes altos. É um sistema flexível, pois o transporte de abrasivos podem ser realizados na direção horizontal e através de mangueiras de borracha. Estas características permitem ser utilizados na preparação de superfície de estruturas armadas, substituindo as ferramentas manuais.




Porém, adecapagem mecânica é também realizada por escovagem.
A escovagem pode ser feita manualmente, com ferramentas pneumáticas ou em processos automatizados. Para além das escovas metálicas (aço, aço inox), podem ser utilizadas as fibras naturais ( sisal, pita) e escovas sintéticas.














3.1. Processos de Decapagem por Jacteamento

A decapagem mecânica pode ser efetuada porjacto de areia, granalhas de aço e esferas de vidro etc.



3.1.1. Granalhas de Aço

Este abrasivo é produzido através de aço hipereutéctoide com um tratamento térmico completo. Tem uma estrutura uniforme de martensite temperada que permite uma ótima resistência à fadiga. A granalha de aço esférica mantêm a sua forma durante a sua vida útil, tornando-a o abrasivo ideal para projeção por...
tracking img