Decapagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL IRMÃO MÁRIO CRISTÓVÃO
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA











DECAPAGEM ÁCIDA















CURITIBA
2011
VIVIAN GABRIELLE PEREIRA












DECAPAGEM ÁCIDA














CURITIBA
2011
SÚMARIO





INTRODUÇÃO





Através de um pré-tratamento é realizado a decapagem com o objetivode se obter uma superfície totalmente limpa, livre de impurezas e óxidos. As impurezas normalmente se restringem a casca de fundição ou laminação, camadas de óxido, ferrugem ou carepa que são removidos por soluções ácidas ou alcalinas apropriadas.

A ação dos inibidores serve para proteger o metal. No caso do ferro a ser decapado utiliza-se um banho alcalino entre a decapagem química eeletroquímico. O banho alcalino com cromato de sódio serve para inibir a ação do hidrogênio, que é liberado na decapagem ácida com ácido clorídrico e reage com a peça ocorrendo o empolamento por hidrogênio, ou seja, não a adianta a peça estar limpa ela também tem que ser resistente à corrosão. Por isso não se utiliza apenas inibidores mais também metais de sacrifico no caso do ferro utiliza-se zincojuntamente com revestimento para que a vida útil do material seja longa.

Após o material passar pelo processo de decapagem, ele está limpo pronto para passar por um processo zincagem seguindo para a etapa de revestimento seja ele a pintura, ou cromatização. l.










APLICAÇÃO ELETROQUÍMICA


A decapagem ácida com ácido clorídrico (HCl) só é utilizada em peças deaço tais como rotores entre outros, esta decapagem é feita para a retirada de carepas, óxidos e afins para que a mesma tenha uma vida útil grande. Sendo assim este processo ocorre através de metalúrgicas na área de galvanoplastia [0], onde a superfície passa primeiramente pelo processo de desengraxe para a retirada de óleos e graxas existentes na peça, onde os mesmos provem tanto do fabrico do açoe/ou da fabricação da peça. Logo após segue para a decapagem ácida onde a sua concentração é muito variada, em seguida passa pela neutralização, seguindo para a decapagem eletroquímica que consiste de corrente continua onde a voltagem é em torno de 12 volts, logos após passa pelo processo de zincagem onde há uma deposição de zinco na peça, segue para ativação nítrica onde ativa a superfície zincadadeixando-a com aparência mais clara, logo após passa pelo banho de cromatizante azul em seguida passa pela lavagem á quente para acelerar o processo de secagem onde se utiliza ar comprimido e logo após uma estufa em torno de 45º á 65ºC.
Entre uma etapa e outra há sempre uma lavagem com água, para que não haja contaminação nos banhos seguintes, e também para que haja uma melhor eficiência emtodas as etapas. Após todos estes processos o material está pronto para ir a sua destinação final.








(0) O processo da galvanoplastia consiste na transferência de íons a partir de um metal imerso em um substrato para outra superfície (metálica ou não), através da eletrólise.

AÇO



O metal presente no dia a dia de milhões de pessoas no mundo inteiro está presenteem pontes, indústrias, estradas, torres de eletricidade e em diversas outras aplicações. O aço é o produto mais reciclado no mundo.
É um material metálico constituído essencialmente de ferro (Fe) uma pequena porcentagem de carbono (C) em torno de 0 a 2% C, outros elementos químicos também são adicionados a fim de se obter propriedades adequadas ao uso do aço.
A classificação do açoé feita levando em conta, a porcentagem de carbono juntamente com o ferro.
• O aço macio tem uma porcentagem entre 0.2% e 0.3% de carbono;
• O aço duro até 1.5% de carbono;
• Para porcentagens superiores encontramos o ferro fundido ou ferro gusa.
Já o aço carbono

Produção do aço



Há possibilidade de dois tipos de siderúrgicas as integradas e semi-integradas...
tracking img