Decaimento radioativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Decaimento radioativo

Decaimento radioativo é quando o núcleo do átomo se desintegra através da emissão de energia na forma de radiação. Sabe-se que o núcleo do átomo écarregado por partículas positivas, que são os prótons, e como partículas de mesma carga se repelem, e devido à proximidade delas, o núcleo acaba se rompendo e nesse processo sãoliberados quatro tipos de raios: os raios alfa, beta, gama e os raios de nêutrons.



Tempo de meia vida

O chamado tempo de meia vida de um elemento radioativo, é o intervalo detempo necessário para que uma amostra desse elemento(massa) se reduza a metade podendo ser também chamado esse processo de semidesintegração.
Ao decorrer do tempo, esse elementovai se desintegrando, e como consequência a sua atividade vai diminuindo, e com isso a radiação emitida por ele também.


Fissão e fusão nuclear

A fissão nuclear é umprocesso que consiste na colisão de um nêutron no núcleo de um átomo radioativo, e com isso forma-se um isótopo instável, que quando se quebra, acaba liberando uma enorme quantidade deenergia. Já a fusão nuclear é quando dois ou mais átomos de um mesmo elemento químico se fundem formando um outro elemento, e no final desse processo, tem como resultado umaliberação muito grande de energia, chegando a ser maior do que a liberação da fissão nuclear.


Bomba nuclear

As bombas nucleares, são armas com poder de destruição enorme, podendochegar a destruir uma cidade inteira. Durante a segunda guerra mundial, as cidades de Hiroshima e nagasaki foram atingidas por bombas nucleares, no que resultou no quase extermíniode suas populações locais. As bombas nucleares usam como princípios a fissão e fusão nuclear, e elas também tem como característica a liberação de enormes quantidades de radiação.
tracking img