Decadentismo e parnasianismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O decadentismo descreve uma sensibilidade estética que ocorre no fim do século XIX e se contrapõe ao realismo e ao naturalismo. Sua origem refere-se mais diretamente ao modo pejorativo como édesignado um grupo de jovens intelectuais franceses que compartilham uma visão pessimista do mundo, acompanhada de uma inclinação estética marcada pelo subjetivismo, pela descoberta do universo inconscientee pelo gosto das dimensões misteriosas da existência.
O parnasianismo é a manifestação poética correspondente ao realismo, embora ideologicamente não mantenha todos os pontos de contato com osromancistas realistas e naturalistas. É uma estética preocupada com a "arte pela arte", ou com "arte sobre arte", com seus poetas um tanto alheios às transformações do final dom século XIX e início doséculo XX. De influência basicamente francesa, o movimento parnasiano baseava-se no binômio OBJETIVIDADE/CULTO DA FORMA, numa evidente postura anti-romântica. A objetividade temática surge como negação dosentimentalismo romântico, numa tentativa de atingir a impassibilidade e a impessoalidade. Opunha ao subjetivismo decadente o universalismo;a natureza não mais é interpretada como uma extensão dopoeta, e sim como algo a ser descrito forma precisa, objetiva e impessoal. Retoma -se a Antigüidade clássica, com seu racionalismo e formas perfeitas; desenvolve-se uma poesia de meditação , filosófica masartificial.
Entretanto, o traço mais característico da poética parnasiana é o culto da forma: o soneto, a métrica alexandrina (12 sílabas poéticas), a rima rica, rara e perfeita. Tudo issocontrpondo-se aos versos livres e brancos. Em suma , é o endeusamento da forma, como Olavo Bilac.

Movimento essencialmente poético do fim do século XIX, o simbolismo representa uma ruptura artística radicalcom a mentalidade cultural do Realismo-Naturalismo, buscando fundamentalmente retomar o primado das dimensões não-racionais da existência.
Para tanto, o simbolismo redescobre e redimensiona a...
tracking img