Debret

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
¿
Jean-Baptiste Debret(1768-1848), pintor e desenhista, chegou no Brasil em 1816, chegou no Brasil no ano de 1816 ao lado do arquiteto Gradjean de Montegny.
A missão aconteceu por solicitação de D.João VI, o objetivo desta era a criação da Academia de Belas Artes.
Durante o período que esteve no Brasil de 1816 a 1931, Debret com seus traços do neoclassismo retratou com detalhes históricosúnicos.
O artista marcou profundamente a imagem e a propria identidade da nação , realizou as cores nacionais, comendas, uniformes e ornamentações.
Debret percorreu o Brasil Colonia retratando suaspaisagens e seus habitantes.
Tinha interesse tanto pela historia natural como pelas artes, via o índio como homem natureza.
Percorreu os estados de Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso, Bahia eRio de Janeiro, retratando a cultura e os costumes dos índios e dos negros escravizados.
No Rio de Janeiro teve a oportunidade de ver indígenas Botocudos recém trazidos a capital por um comandante,Debret desenhou com cuidado, recebendo informações suplementares acerca dos seus costumes.
Como desenhista oficial da corte, fixou em suas telas os costumes, usos e paisagens do Brasil, passou tambéma registrar a vida nas ruas e nas casas da cidade do Rio de Janeiro.
Ele retratou a família real, e fez muitos desenhos e aquarelas, mostrando cenas do cotidiano da corte, além das atividades dosescravos e índios, registra também uma sociedade incomum onde os oficiais da corte, nobres, negros de todas as idades, homens mulheres e família inteiras desfilam uma brasilidade nova.

Percebendoque só as imagens não eram suficiente para explicar o que via, teve a decisão de escrever textos acompanhar as historias.
Por meio de sua obra” A Viagem Pitoresca e Historia do Brasil”, demonstra aformação do Brasil, como um pais independente com sua cultura e dos costumes dos homens. Ao longo de suas paginas, Debret, preocupava-se com textos que acompanhavam suas imagens, sua intenção era...
tracking img