Debentures

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEXTO PARA ESTUDOS DISCIPLINARES – FICHA: 1 – TEXTO: 1
Vantagens e Inconvenientes da globalização comercial - 04/09/2011 - Pascal Lamy
Aqui está o paradoxo: o comércio aberto é mais fundamental quenunca para a economia mundial e um sistema de comércio multilateral, baseado em regras, nunca foi de tão vital importância para a prosperidade e a paz globais como agora. E isso não é fácil. Asrapidamente emergentes potências, como China, Índia e Brasil jogam atualmente um papel que era inimaginável até 20 anos atrás. Mas, dado que o número de atores cresce e que sua participação se fortalece, acooperação se torna mais difícil, especialmente quando os interesses são divergentes. A análise é de Pascal Lamy
GENEBRA, Nov (IPS) – O panorama do comércio mundial mudou profundamente na últimadécada e penso que o fez mais profundamente do que podemos compreender.
Essas mudanças estão sendo impulsionadas parcialmente pela abertura do mercado, mas principalmente pelas tecnologias dotransporte, as comunicações e a informação. Agora custa menos levar um contêiner de Marselha a Shangai, o que significa recorrer meio mundo, do que manda-lo de Marselha a Avignon, cuja distância entre si é de100 quilômetros.
Um resultado dessas mudanças é a globalização continuada do comércio. Apesar da crise recente, as exportações mundiais foram 30% mais altas em 2009 do que em 2000 e uns 150% maiorque em 1990. Nem todos os setores estão se expandindo no mesmo ritmo: as exportações de produtos industrializados estão subindo, as de matérias primas estão crescendo ininterruptamente e as agrícolasestão em grande medida estáticas. Mas a tendência é em direção à aceleração do crescimento. Nunca antes a economia mundial esteve tão relacionada com o comércio.
Outro resultado é a virada no queconcerne ao poder econômico do Leset e do Sul, que se registra à medida em que os países em desenvolvimento aproveitam a globalização para “alcançar” o Ocidente industrializado. A participação dos...
tracking img