Debêntures

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

ANA PAULA SERPA
CYNTHIA COSTA
FRANCISCO CONTE
JACQUELINE NUNES DE CARVALHO
JULIANA NUNES DE CARVALHO
SETEMBRINO CORREA

61518077

SEMINÁRIO III
FINANÇAS

Chapecó
2010

Ana paula serpa
CYNTHIA COSTA
FRANCISCO CONTE
JACQUELINE NUNES DE CARVALHO
JULIANA NUNES DE CARVALHO
SETEMBRINO CORREASEMINÁRIO III
FINANÇAS

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminário III

Orientadora Profa. Helenara Regina Sampaio

Chapecó

2010

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata sobre as debêntures, valor imobiliário de renda fixa, emitidospelas companhias abertas, cuja remuneração é dada pela taxa de juros fixada e pela variação de seu preço. Quanto as suas classificações, simples e conversíveis em ações, quanto as espécies nominativasA debênture nominativa é aquela onde há a emissão de certificado onde consta o nome do titular, e há registro em livro próprio, sendo facultado à emissora contratar a escrituração e guarda dos livrosde registros da emissão e transferências. ou escrituraisA debênture escritural é também nominativa, mas neste caso não há a emissão de certificado e há a obrigação de contratação de instituição financeira responsável (instituição depositária). As debêntures são mantidas em contas de depósito, em nome de seus titulares , e quanto a suas garantias, garantidas e não-garantidas.
Asituação financeira e econômica das empresas envolve não apenas a realidade operacional e a prática da gestão financeira, como também a escassez de recursos que deve ser bem administrada. Para a sobrevivência e desenvolvimento das empresas, torna-se essencial assegurar um melhor e mais eficiente processo empresarial de captação e alocação de recursos. As decisões de investimento e de financiamento podemrepresentar, portanto, as diretrizes da trajetória de sucesso ou fracasso das empresas, definindo sua posição no mercado.
As debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas que necessitam de recursos de longo prazo e, portanto, representam fonte de financiamento, podendo ser colocadas diretamente junto ao investidor final, o que não é possível para outros tipos de dívida.Dessa forma, os autores definem as debêntures como instrumentos financeiros lançados para a captação de recursos colocados diretamente junto ao público investidor. As debêntures conversíveis em ações, cuja cláusula de conversibilidade deve estar descrita na escritura de emissão, podem ser trocadas por ações da emissora.
Este trabalho ressalta ainda a importância do processo deplanejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abaladopor inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações.
Diante desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito. Trata ainda dos tipos de aplicaçõesfinanceiras no mercado financeiro.

PRIMEIRA PARTE

1) O QUE SÃO DEBENTURES?
São títulos que se ajustam perfeitamente as necessidades de captação das empresas . Graças a sua flexibilidade, transformam-se no mais importante instrumento de obtenção de recursos das companhias brasileiras.
As debêntures são valores mobiliáriosAtivos emitidos por sociedades por ações, decapital aberto ou fechado. Para maiores detalhes, consultar a definição na Lei nº 6.385, de 7 de setembro de 1976, disponível no Guia de Consulta Rápida à Legislação. de renda fixaOs ativos de renda fixa se caracterizam pelo pagamento de rentabilidade pré-definida, seja ela totalmente prefixada ou tendo parte prefixada e outra atrelada a indicadores do mercado financeiro, como índices de preços...
tracking img