Debênture

Páginas: 7 (1718 palavras) Publicado: 12 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO
Apresentaremos a seguir os questionamentos propostos em duas partes, sendo que na primeira responderemos de forma bem clara e objetiva sobre as seguintes perguntas: O que são debêntures? Sua classificação, segundo a espécie e quais são as debêntures com garantia e sem garantia.
Logo depois iremos responder mais uma questão sobre o planejamento financeiro e medidas para diminuirriscos dos investimentos seguindo de uma simulação de um orçamento detalhado.
Onde aprenderemos mais como futuros gestores sobre investimentos, riscos, onde melhor investir e tudo mais sobre a importância de um planejamento financeiro.
Tendo assim uma visão ampla e aberta da importância de um planejamento bem sucedido.
Pois tudo começa através do planejamento e daí fluirá o sucesso ou não daempresa.



2 DESENVOLVIMENTO
PRIMEIRA ETAPA:

1) O que são debêntures?

As debêntures são valores imobiliários de renda fixa que podem ser emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado. Entretanto, para que sejam distribuídas publicamente, devem ser emitidas por companhias de capital aberto, com prévio registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
Há duas formas dedebêntures: nominativas, ou seja, aquelas onde há a emissão de certificado, onde consta o nome do titular, e há registro em livro próprio, sendo facultado à emissora contratar a escrituração e guarda dos livros de registro da emissão e transferência ou escriturais que é também nominativa, mas neste caso não há a emissão de certificado e há obrigação de contratação de instituição financeiraresponsável.
Os investidores ainda pouco conhecem, mas as debêntures aparecem como a principal forma de captação de recursos por parte das empresas. Dada sua versatilidade, elas se ajustam às necessidades de financiamento das companhias, combinando custos competitivos com prazos longos.
As debêntures no mercado brasileiro geralmente incluem cláusulas que prevêem a recontratação. Essas cláusulas oferecemcusto menos de transação e possibilidade de tanto o emite quanto os debenturistas renegociarem os termos do contrato para refletir as mudanças de mercado e as condições de credito do emitente. Além disso, as opções de compra e de venda estão geralmente disponíveis nas escrituras de emissão de debêntures.
De acordo com Rajan e Winton (1995), os empréstimos de curto prazo ou com opções de vendaservem como mecanismos alternativos para controlar riscos morais e custos de seleção adversa. Ambos os mecanismos oferecem aos credores mais flexibilidade e controle do que as cláusulas de contrato. Esse argumento pode ser mais forte especialmente nos mercados emergentes, nos quais os custos de representação podem ser maiores, como foi confirmado por Anderson (1999).

2) Como podemosclassificá-las, segundo as espécies?

Segundo as espécies, as garantias oferecidas têm por objetivo assegurar aos debenturistas, de forma direta ou indireta o cumprimento da obrigação principal, ou seja o pagamento da dívida contraída, podendo ser cumulativas e substituídas desde que previsto na escritura de emissão. A garantia pode ser real ou flutuante, ou não existir, no caso debêntures quirográficas ousubordinadas.

3) Quais são as debêntures não garantidas? E os com garantia?

Em termos de garantias, as debêntures podem ser classificadas inicialmente como garantidas e não-garantidas. Os acordos de garantia para debêntures incluem hipoteca, fiança de ativos, penhor de ações e de outros valores mobiliários.
Debêntures com garantias flutuantes são limitadas a quaisquer outros ativos que nãotenham sido oferecidos como garantia a outros credores preferenciais. As debêntures não-garantidas e subordinadas também se tornaram uma prática usual.
Já no que diz respeito à garantia, podem ter as seguintes classificações: real, flutuante, quirografária ou subordinada, logo abaixo segue uma breve explicação de cada uma.
A garantia é importante porque tem o objetivo de assegurar ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Debenture
  • O que é Debênture?
  • DEBENTURE TRABALHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!