De transportador tradicional a operador logistico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


ZERBONE, Alessandro Marcus .M, LACERDA, Francisco Carlos, TOLENTINO, Raquel. De Transportador tradicional a Operador Logístico. f. Artigo (Graduação em Administração de Empresas) – Centro Universitário de Barra Mansa, RJ


Nosso Artigo trata das diferenças de um transportador tradicional e de um Operador Logístico que é hoje a melhor opção para quem quer reduzir custos comarmazenagem, transporte, distribuição e movimentação. Passando por um breve histórico do transporte de carga no Brasil e suas característica o conceito de logística a evolução do setor, os custos e ainda suas varias vantagens e suas desvantagens como qualquer negocio. Concluímos que o processo de transformação do transportador tradicional para um operador logístico é questão de sobrevivência no mercadocada mais competitivo e que exigira da empresa investimentos e infra-estrutura alem de comprometimento da alta direção, para fazer com que a empresa abandone a idéia de simples transportador a passe a pensar e agir como um Operador logístico que nasce para agregar valor e competir de igual para igual com outros grandes operadores.





Palavras Chave: Transporte de Carga. Logística. OperadorLogistico







De Transportador Tradicional a Operador Logístico.

I - Introdução


Com a globalização e o aumento da competitividade, cada vez mais as empresas de transporte de cargas precisam ofertar serviços de maior qualidade, rapidez, confiabilidade e com custos mais baixos a fim de conquistar novos clientes, e manter os já existentes.




Transformar-se em umOperador Logístico deverá ser o caminho natural de todas as grandes e médias empresas de transporte rodoviário de cargas, a médio e ao longo prazo no Brasil.




A verdade é que cada vez mais as empresas de transporte de cargas entendem que o rápido avanço dos operadores logísticos no Brasil representa uma grande ameaça a este setor. Por outro lado esse avanço crescente dos operadoreslogísticos tende a minimizar os custos operacionais das empresas e dos clientes que os contratam.




Para sobreviver e crescer nesse mercado, o transportador tradicional se depara com apenas uma alternativa: a de se transformar em um Operador Logístico. O fato é que se Tornar um operador logístico é a melhor opção para um transportador tradicional se desenvolver e manter a sua sobrevivência em ummercado cada vez mais agressivo e competitivo










II - A evolução da logística de carga no Brasil

Segundo CHRISTOPHER (1997, p.134): a Logística é o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatos), com a organização e seu canais de marketing demodo a pode maximizar as lucratividades presentes e futuras, pelo atendimento de pedidos a baixo custo.


A Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos, desde o ponto de aquisição de matéria-prima ate o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito deprovidenciar níveis de serviços adequados os clientes a um custo razoável.




Não é possível poder afirmar com exatidão quando a logística começou a ser utilizada, mas podemos afirmar que a logística é utilizada desde os tempos antigos nas guerras, onde era necessário ser feito todo um planejamento quanto a localização, melhor forma de locomoção, pontos estratégicos para se montaracampamento, melhor forma de abastecimento já que quase sempre as guerras eram longas e não aconteciam perto de onde as pessoas estavam, precisando então ser feito um estudo preliminar, um estudo de guerra que compreendia a logística da guerra , para que os soldados estivessem bem localizados e abastecidos, não faltando nem comida e nem armas. A logística desde esta época já podia ser vista como um...
tracking img