De stijl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (338 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O movimento artístico de Stijl durou basicamente 14 anos devido ao trabalho de 3 homens: Piet Mondrian e Theo van Doesburg, com o papel artístico na pintura e do arquiteto Gerrit Rietveld. Tambémtiveram outras participações de outros artistas, mas que não tiveram papéis relativamente essências no movimento.
O movimento nasce na fusão de uma filosofia neoplatônica do matemático Schoenmmaekers,que definiu as cores primárias como primordiais, e dos conceitos arquitetônicos “recebidos” do H. P. Berlage e do F.L. Wright. Isso corresponde ã primeira fase do movimento; a fase formativa, centradana Holanda e com pouca participação estrangeira. Essas idéias, juntamente com van doesburg, deram origem à revista de Stijl, onde artistas expunham seus conceitos e idéias neoplasticistas.Coincidentemente, Mondrian, ao regressar à Holanda em 1914, deu início às suas obras pós-cubistas que possuíam linhas horizontais e verticais quebradas.
Após a I Guerra, os conceitos propostos por outrosartistas foram absorvidos pelas “figuras centrais” do movimento. Logo este período faz começar a segunda fase do de Stijl, em que a maturação do estilo e a disseminação internacional do mesmo ocorreram.Também a contribuição de George Vantongerloo e Bart van der Leck com idéias de abstração e estética do volume, foram cruciais para a formação do estilo de Stijl.
Contudo chega a terceira fase, a fasetransformativa e de desintegração final do movimento. Mondrian e van Doesburg romperam relações por causa de uma diagonal que Doesburg acrescentou em suas obras à partir de 1924. Então Mondrian foiexpulso do grupo de artistas e Doesburg foi atacado por conceitos construtivistas antiarte das esquerdas. Rietveld também mudou sua técnica à partir de 1925. suas cadeiras que antes tinham um encostoreto, passou a tê-lo curvilíneo, o que se assemelha com as mudanças feitas por Doesburg, ao passo que a mudança de Doesburg foi intelectual e a de Rietveld foi somente técnica. Theo van Doesburg...
tracking img