De Sansedoni a Vasari

1411 palavras 6 páginas
Ficha de Leitura

Autora: Moreira da Silva, Ana
Titulo: De Sansedoni a Vasari
O Desenho como Fundamento do Processo Conceptual em Arquitectura
Editora: Universidade Lusíada Editora
Lugar e data:Lisboa, 2010
Coleção: Teses
Ana Moreira da Silva é docente na Universidade Lusiada de Lisboa (1987), onde fez o mestrado em Teoria de Arquitectura, tendo licenciado e feito Pos-Graduação em Conservaçao e Recuperaçao de Edificios e Monumentos em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, concluindo o Curso de Estudos Avançados em Design e onde é também Investigadora no Centro de Investigaçao em Arquitectura, Urbanismo e Design (CIAUD) pela Faculdade de Arquitectura de Universidade Técnica de Lisboa.
A escolha do livro consiste em perceber a história do desenho desde a Idade Média até ao Cinquecento, como ela se introduziu e desenvolveu na arquitectura e a importância que passou a ter na síntese projectual quer na teoria quer na prática, como um fundamento do processo conceptual da Arquitectura, visto que o desenho constitui uma presença constante desde a concepção da ideia arquitectónica até a sua construção e como instrumento projectual que possibilita o tornar visivel a ideia. O livro faz um estudo sobre a permanência e a vitalidade do desenho como processo de prefiguração do objecto arquitectónico, comprovando que é o desenho que promove os fundamentos desse processo conceptual.
O desenho assumiu-se como o instrumento dominante do projecto. Esse domínio permitiu ao arquitecto renascentista aceder ao estatuto de intelectual. Como defende a autora, o desenho emerge como um acto palpável do pensamento, que deseja expressar ideias, mas também revela as imagens mentais seja ela producto do imaginário ou algo existente na natureza, revela também a manifestação da relação entre nós e os outros e/ou o nosso intelecto. Desenhar é um meio de as organizar, individualizar e posteriormente recombinar. Sendo um processo de síntese faz parte integrante da

Relacionados