DE ROLE STRONDANDO

422 palavras 2 páginas
Usina Hidrelétrica de Itaipu

A usina de Itaipu é uma Hidrelétrica Binacional, que se localiza no Rio Paraná na fronteira entre Paraguai e Brasil. É hoje a segunda maior hidrelétrica no mundo, ficando atrás apenas da Hidrelétrica de Três Gargantas na China, porém, Itaipu continua sendo a maior produtora de energia hidrelétrica do planeta. As negociações para a construção da usina foram bastante intensas. O Brasil começou a fazer estudos de aproveitamento hidrelétrico na década de 1960, na região das Sete Quedas, divisa entre Mato Grosso e Paraná, porém o Paraguai interviu, pois a construção da usina tornaria impossível a construção de outra hidrelétrica no mesmo rio, e o Paraguai não tem outros recursos de gerar energia. O Tratado de Itaipu, válido até 2023, diz que o excedente de produção de um dos sócios deveria ser negociado preferencialmente a um dos executores do projeto, ou seja, um dos países em questão. A energia gerada pela hidrelétrica é dividida igualmente entre os dois países, porém o Paraguai só usa 5% de sua parte, portanto negocia os outros 45% com o Brasil a preço de custo, para cumprir com o acordo firmado. O novo presidente do Paraguai, o Ex-Bispo Fernando Lugo já conduz medidas ofensivas em busca de uma nova negociação com o Brasil para estipular preços de mercado na venda da energia elétrica.
Uma das propostas de Lugo é fazer uma revisão em relação ao valor pago pelo Brasil por excedente energético paraguaio, pois o governo brasileiro paga o preço de custo ao paraguai, e não de mercado.
Segundo Lugo, as discussões serão realizadas entre as duas nações, no entanto, se não obter êxito, terá que apelar para todos os procedimentos jurídicos em níveis locais, regionais e internacionais.
Outro ponto que segundo Lugo, é importante ser revisto, é quanto ao tempo da assinatura do tratado, 34 anos, que visa à repassagem da energia a preço de custo e não de mercado.
Diante das reivindicações paraguaias, o Presidente Lula declarou que “não

Relacionados