De Racionais MC's a Projota - O Rap na pós-modernidade

5678 palavras 23 páginas
Racionais MCs e Projota – O coletivo versus o individualismo na temática do Rap Nacional ¹

Thamyres PEDROSO²
Katia SCHICHL³
Hilton CASTELO4
Universidade Positivo, PR.

RESUMO

Este artigo tem o propósito de realizar uma reflexão sobre o individualismo versus o coletivo na temática do Rap Nacional baseando-se na obra fonográfica de Racionais Mcs e Projota, e também em elementos como a indústria cultural, a cultura de mídia e o pós-modernismo na música. O artigo busca identificar quais são as diferenças dentro da obra desses dois artistas.

PALAVRAS-CHAVE: RAP Nacional; Pós-modernismo; Projota; Racionais Mcs; Discurso Musical.

INTRODUÇÃO

Segundo o senso comum, o Rap é um estilo musical que nasceu a margem da sociedade. Nos anos 70, os jovens afro-americanos procuravam uma maneira de chamar a atenção da população para os problemas da periferia e encontraram através da música uma alternativa de expressão. No final dos anos 90 diversos grupos de Rap começaram a surgir no Brasil, entre eles, os Racionais MCs.
Os Racionais MCs tiveram sua temática musical voltada para o cotidiano periférico, e através das canções eles denunciavam a realidade vivida pelo povo que estava à margem da sociedade. Entretanto, com o passar dos anos o público do Rap aumentou de maneira vertiginosa, nos dias atuais o estilo musical não se restringe apenas aos moradores da periferia.
__________________
1. Trabalho apresentado para a disciplina de Pesquisa em Comunicação, da Universidade Positivo.
2. Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. email: thamy.pedroso@yahoo.com.br
3. Estudante de Graduação 6º. semestre do Curso de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo. email: katyaschichl@gmal.com
4. Professor do Curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Positivo, orientador do trabalho.
Com a identificação de jovens da classe média, o Rap começou a sofrer

Relacionados

  • Artigo Hip Hop Como Identidade Cultural Negra E Perif Rica
    76676 palavras | 307 páginas