De que maneira a ditadura no varejo interfere na luta pelo espaço pdv? ( resenha )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De que maneira a ditadura no varejo interfere na luta pelo espaço PDV?

Tecnólogo em Marketing– Promoção de Venda e Merchandising

RESENHA

Com a estabilidade do real moeda brasileira nadécada de 90 houve uma mudança na briga por espaço nas gôndolas de grandes redes de auto serviço. Antes com a instabilidade da moeda e com a inflação os preços de mercadorias e espaços no PDV eramfacilmente discutidos e resolvidos entre varejistas e industriários. Os preços eram reajustados de acorda com as tabelas.
Já no fim do século com a estabilidade do real começou a brigas pelas gôndolas,onde qualquer espaço na ponta ou de maior visualização do consumidor passou a ter peso de ouro. Desde então se instalou a queda de braço entre o varejo e a indústria. O varejo passou a cobrar mais pelosseus espaços privilegiados de maior visão ao consumidor, sabendo o produto que fica menos visível vende menos, o varejo passou a jogar com essa arma colocando a indústria de mãos atadas, obrigando-osa ceder a certos contratos absurdos onde o lucro da indústria caia consideravelmente. Mas nesse grupo seleto das grandes redes a indústria não tinha muito a fazer a não ser a ceder as exigências dovarejo, pagando o valor pedindo e concedendo descontos ou ficar sem o seu produto nas grandes redes de supermercados.
Mas grades fornecedores já estão mudando o foco, estão procurando pequenossupermercados independentes e a apostando neles para ter um ganho de lucro maior. Nesses supermercados as exigências são menores, e a briga por PDV e menor também podendo ter assim mais facilidade emnegociar espaços.
Essa luta quem ganha são as grandes redes como Wal-Mart, Extra, Carrefour, elas detendo grande porte do mercado faz com que a indústria não queira ficar fora dos seus hiper esupermercados os tornando assim reféns dessas marcas, onde elas ditam até os preços dos produtos a serem comercializados deixando assim a concorrência entre os mercados pequenos e as grandes marcas...
tracking img