De portugal ao brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De Portugal ao Brasil



Em 1808 o príncipe de Portugal D. João, e sua família se instalaram no Rio de Janeiro devido a Napoleão Bonaparte ter assumido poder na França e nos anosseguintes, ele conquistou vários países na Europa. A partir de 1807, Portugal é pressionado pela França a fechar seus portos à Inglaterra, caso contrário estará declarada a guerra, então D.João VI ficou com medo.


Com a morte de sua mãe a rainha D. Maria I, o príncipe foi coroado rei, com o título de D João VI.


D. João extinguiu o cargo de governador-gerale passou controlar diretamente a administração colonial, auxiliado por três ministros principais: o ministro da marinha e Ultramar, ministro da guerra e Assuntos Estrangeiros e ministro doReino.
Durante o período que D. João permaneceu no Brasil, foram tomadas algumas medidas, que trouxeram progresso para o país.
Foram criados, nesse período:
O Banco doBrasil em 12 de outubro de 1808, para servir de instrumento financeiro do Tesouro Real, embora a sua finalidade declarada fosse a de atuar como instituição creditícia dos setores produtivos -comércio, indústria e agricultura;


• A Academia de Belas-Artes;
• A Casa da Moeda;
• A fábrica de pólvora;
• O arsenal da Marinha

Depois da vinda da família real aoBrasil ocorreram algumas mudanças como: o crescimento da cidade, construção de novas moradias e estabelecimentos comerciais, além do aumento do número de habitantes, outra mudança foi o fim aproibição da imprensa, o que permitiu o surgimento dos primeiros jornais, como a Gazeta do Rio de Janeiro.




No entanto, se muita coisa mudara, outras permaneciam como antes. Peloporto da cidade continuavam sendo exportados basicamente artigos coloniais, como o açúcar. E a principal mercadoria que por ele entrava ainda eram os escravos negros vindos da África....
tracking img