De porta em porata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vamos direto ao ponto: o filme se baseia na história real de um homem, Bill Porter, portador de sérios problemas físicos; usa-se a expressão paralisia cerebral, explicada por um problema no parto:fizeram muita força no fórceps, no momento do nascimento. Mas Bill Porter não tinha qualquer tipo de retardamento mental. Eram defeitos físicos: ele não conseguia usar o braço direito, andava curvadopara a frente, com o corpo todo torto, e tinha dificuldades para falar, como se tivesse sofrido um derrame.

No início da ação, cuidadosamente vestido com a ajuda da mãe (interpretada com brilho pelasempre estupenda Helen Mirren), Bill vai pedir emprego como vendedor de porta em porta na Watkins Company, uma empresa comercial que vendia praticamente de tudo. O chefe do departamento a princípio serecusa a dar o emprego a ele. Bill insiste, persiste – vemos desde o início que sua mãe passa a ele dois valores básicos, paciência e persistência. Pede ao sujeito que lhe dê o pior setor da cidade,o que for – e acaba conseguindo o emprego.

Nesse começo do filme, pensei em desistir; era dor demais, angústia demais. Eu tinha pego o filme sem ter indicação alguma, apenas pelo elenco: além deHelen Mirren e Kyra Sedgwick, tem William H. Macy, esse ator extraordinário, de Fargo, The Cooler – Quebrando a Banca, Obrigado por Fumar, para citar apenas alguns poucos e bons filmes. Macy faz o papelde Bill com uma competência extrema, e é o autor do roteiro, ao lado do diretor, esse Steve Schachter de quem nunca tinha ouvido falar; a música, ótima, é de Jeff Beals, o autor da bela trilha doseriado Roma, da HBO e BBC juntas. E então não desisti, fui em frente.

Não é um filme leve, nem propriamente agradável de se ver. É de fato muita dor, muita angústia. Muita gente, mas certamentemuita gente não gostaria de ver este filme, não gosta deste tipo de coisa – e é compreensível, é facilmente aceitável.

Mas o filme demonstra a cada momento que foi feito com muito esmero, empenho,...
tracking img