de onde vem, pra onde vai???

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DE ONDE VEM? PARA ONDE VAI?



RESUMO:
O presente trabalho objetiva abordar a questão do lixo e seus destinos, tema necessário e que precisa atenção considerando as inúmeras manifestações cotidianas que denunciam a falta de preocupação da população ao longo de décadas e que tem como consequência um desgaste do meio ambiente na atualidade. Mais do que nunca, a participação da população éessencial, até como forma de evidenciar as autoridades a preocupação da sociedade com a degradação ambiental. Depositar a tarefa somente nas mãos do governo é uma comodidade que cobrará um alto preço ao País. Com a participação efetiva da população a luta fica bem mais fácil



Palavras-Chave – Lixo – Reciclagem – Conscientização – valorização


1. INTRODUÇÃO

O que vem acontecendo com avida no planeta Terra nos faz refletir sobre a necessidade cada vez mais crescente de estudar, entender, enfim entrar em contato com informações sobre de onde vem e para onde vão todas as coisas que usamos no nosso dia-a-dia. Há muito se vem discutindo e realizando atividades relativas a atitudes que contribuam para a melhoria do ambiente, mas deixamos muitas vezes de explorar questões referentesá dinâmica das interações ocorridas na natureza; ao desenvolvimento econômico que deveria ser adotado para priorizar ações que não provoquem tanto impacto ambiental.
A idéia-tese que este estudo defende é que a relação homem-ambiente é o caminho para uma vida de qualidade. Viver com harmonia e integração é tarefa fundamental para um mundo melhor. Mas, o que fazer para melhorar a relaçãohomem-ambiente?
Esse questionamento não é algo inovador, tão pouco esgotado de investigação e pesquisa. As respostas manifestam-se aos turbilhões, aquelas utópicas, outras fracassadas, as reproduzidas. Não obtemos êxito neste questionamento por comodidade, por medo da resposta não nos agradar, ou por uma ideologia dominante que não nos permite expressar nosso verdadeiro valor.
A partir da análise docotidiano percebe-se uma série de fatores que dificultam o bom relacionamento homem-ambiente. Entre elas podemos destacar o pouco envolvimento das pessoas em campanhas e programas criados tanto por instituições públicas como privadas.
Neste contexto faz-se importante uma análise de nossas praticas diárias, fazer um diagnóstico e procurar soluções para que se caminhe em direção a uma praticasatisfatória, que dialogue com o mundo real. Não podemos esquecer que o que se aprende deve ser importante não só para acumulo de informações, mas para toda a vida. Não estão em jogo teorias pedagógicas ou novas correntes, mas sim, maneiras de melhorar o meio ambiente e todo o processo de uso e desuso dos produtos diários para se chegar a sustentabilidade.
Diante deste panorama, a presentepesquisa busca propor uma melhor compreensão do que é lixo, como podemos reaproveitar nossos “lixos”, bem como entender o papel de cada pessoa em relação ao meio em que vive e a própria sociedade. Quer-se resgatar a importância do reaproveitamento a partir de praticas cotidiana, criar e relembrar bons hábitos. Este trabalho procura, pois, através de analise e pesquisa bibliográfica, demonstrar que aopromover, aceitar e incentivar o reaproveitamento e destinação correta de nossos lixos criamos um ambiente melhor.

2. O QUE ACONTECE COM TODOS OS PRODUTOS QUE NÃO TEM MAIS SERVENTIA?

Vivemos numa sociedade consumista, onde diariamente geramos mais e mais produtos a fim de suprir a demanda deste consumo em massa. Juntamente com a diminuição do tempo de vida útil de cada objeto, aumenta afalta de educação ambiental. Estamos em estado critico com relação ao lixo, principalmente nas grandes cidades.
Muitas vezes os locais de destino de toneladas de entulhos, mais as precariedades dos locais adequados para os resíduos acabam trazendo sérios problemas para a sociedade como as doenças causadas e transmitidas por animais que vivem no lixo, principalmente roedores e peçonhentos acabam se...