De onde vem os metais?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
TÉCNICO EM QUÍMICA – 2º ANO











DE ONDE VEM OS METAIS?
Como Reciclar?












Disciplina: Química Analítica II
Professor: Franke Mero Teste


Gessyno Akio Noda nº 10




Londrina – PR
2012
SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................... 032. DE ONDE VEM OS METAIS ? ...................................................................... 04 - 06
3. LIGAS ............................................................................................................ 07 - 10
4. O QUE É FERRUGEM ? .......................................................................................11
5 . RECICLAGEM DOS METAIS...................................................................... 12 - 16
6. CONCLUSÃO ....................................................................................................... 17
7 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 18

INTRODUÇÃO
Os meteoritos foram a principal fonte de ferro para os primeiros seres humanos. Eles trabalharam oferro meteorítico muito antes de aprenderem a utilizar ferrosos da crosta terrestre.
Entre os anos de 1200 a.C. e 1100 a. C., nas montanhas da Armênia, depois da invenção dos fornos e da descoberta da técnica de endurecimento de metais, principiou-se a era da metalurgia industrial. O segredo da fundição propagou-se pelo Oriente Próximo, pelo Mediterrâneo e pela Europa Central, dando início àIdade do Cobre, que foi sucedida pela idade do Bronze e, posteriormente pela Idade do Ferro.

O uso crescente dos metais, põe em risco o futuro, que poderá apresentar escassez desses minérios. As maneiras de minimizar esse problema são a reciclagem dos metais e a proteção contra corrosão.
DE ONDE VÊM OS METAIS? 
[pic]


A crosta terrestre é constituída de minerais, que sãosólidos de composição definida,concentrados em depósitos ou rochas, como, por exemplo, o calcário, que contém o mineral calcita, CaCO3. Os minerais que contêm concentrações relativamente elevadas de determinados metais, dos quais os mesmos podem ser economicamente extraídos, são chamados de minérios.
          Os principais minérios de ferro, o metal mais utilizado, são a magnetita Fe3O4 e ahematita Fe2O3. O alumínio, mais abundante na crosta que o ferro e o segundo mais usado é extraído da bauxita (mistura de óxidos de alumínio). O manganês, usado na preparação dos aços de manganês, que são muito duros, é encontrado na pirolusita MnO2. O crômio, metal importante na produção de aço inoxidável e na galvanização, é extraído da cromita (MgFe)2CrO4. O magnésio é empregado na construção denaves espaciais e aviões devido a sua baixa densidade, sendo retirado da água do mar ou da magnesita MgCO3 ou da dolamita CaMg(CO3)2. O titânio é importante pois, suas ligas são leves e de elevada resistência mecânica, sendo extraído da ilmenita FeTiO3.
[pic]
Magnésio
O consumo de metais abundantes, como alumínio, ferro, manganês, magnésio, crômio e titânio, tem aumentado muito neste século,graças ao fácil acesso às jazidas e aos avanços tecnológicos, apesar do consumo elevado de energia requerido no processamento. Esse uso crescente põe em risco o futuro, que poderá apresentar escassez desses minérios. As maneiras de minimizar esse problema são a reciclagem dos metais e a proteção contra corrosão, que já vêm sendo praticadas em muitos países.



[pic]
Mercúrio: o único metallíquido.
Os metais possuem características únicas que os diferem das demais substâncias: eles são sólidos à temperatura ambiente (25°C) e apresentam cor prateada. 
Mas existem exceções como o Cobre (Cu) e o Ouro (Au) que apresentam coloração vermelha e dourada respectivamente. O Mercúrio (Hg) é o único metal encontrado na natureza no estado líquido. 

A estrutura atômica dos metais é...
tracking img