De getúlio vargas e juscelino kubitschek

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 19 (4536 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Santarém – Pará

Apresentação

Este trabalho mostra alguns relatos sobre o governo de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, a importância com que cada um trata o seu governo, as dificuldades e as vitórias que cada um realizou ao longo do seu mandato, mostrando o quão importante foi o trabalho que fizeram para o crescimento econômico do Brasil.
Contar um pouco sobre a cidade de Santarém, suahistórias, aspectos socioeconômico, tendo como objetivo ter mais conhecimento em relação ao governo do nosso país e ao desenvolvimento da nossa cidade.

Getúlio Vargas

Juscelino Kubitschek

Santarém
-------------------------------------------------
História

Dez anos após a fundação de Belém, Pedro Teixeira junto a Frei Cristóvão, 26 soldados e numerosos índios exploravam o RioAmazonas, quando se depararam com a aldeia de Tupuliçus na foz do Rio Tapajós e atracaram alí. A expedição foi bem sucedida, pois os índios que ali viviam já haviam entrado contato com os homens civilizados, principalmente espanhóis que passaram por ali gerando boas relações que mantiveram em proveito da nova povoação, que dali surgiria.
Aldeia dos Tapajós (1661-1758)
Santarém foi fundada então peloPadre João Felipe Bettendorff em 22 de junho de 1661 sob o nome de "Aldeia dos Tapajós". Logo ao chegar, o fundador construiu a primeira capela de Nossa Senhora da Conceição.
Posteriormente, Pedro Teixeira explorou o Rio Tapajós e então coube aos jesuítas a fundação de uma aldeia com fins missionários, no lugar onde o padre Antônio Vieira esteve no primeiro semestre de 1659. A partir dodesenvolvimento dessa aldeia originaram-se outras povoaçães como as de São José dos Matapus em 1922 (hoje conhecida como Pinhel), Tupinambarana ou Santo Inácio em1737 (hoje conhecida como Boim) e Borari em 1738 (hoje conhecida como Alter-do-Chão).
Com o progresso das missões, Francisco da Mota Falcão iniciou, a construção de uma fortaleza, a qual foi terminada por seu filho, Manoel Mota Siqueira em 1697.Essa fortaleza tinha a forma quadrada, com baluartes nos ângulos, foi o núcleo da vila que deu origem a cidade de Santarém. Em 1762, estando em ruínas, a fortaleza foi reconstruída, passando daí por diversos reparos, porém hoje nada mais existe. A Aldeia dos Tapajós foi elevada à categoria de vila em 14 de março de 1758 pelo governador da província doGrão Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado,recebendo então o nome de Santarém em homenagem a cidade portuguesa de mesmo nome.
Santarém foi elevada à categoria de cidade, em 24 de outubro de 1948 em consequência de seu notável desenvolvimento.[10]
Etimologia
A origem do nome da cidade provém da cidade portuguesa de mesmo nome.
-------------------------------------------------
Geografia
Santarém localiza-se na Mesorregião do BaixoAmazonas, na margem direita do Rio Tapajós, sendo a terceira maior cidade do estado do Pará e o principal centro socioeconomico do oeste do estado, porque oferece melhor infra-estrutura econômica e social (como escolas, hospitais, universidades, estradas, portos, aeroportos, comunicações, indústria e comercio e etc) e possui um setor de serviços mais desenvolvido. Possui uma área de 22 887,080 km²,sendo que 77 km² estão em perímetro urbano. Em frente a cidade o Rio Tapajós se encontra com o Rio Amazonas, formando o famoso encontro das águas, um dos principais cartões postais da cidade.
Clima

Rio Tapajós
O clima dominante é quente e úmido, característico das Florestas Tropicais. Não está sujeito à mudanças significativas de temperatura devido sua proximidade da linha do equador. Atemperatura média anual varia de 25º a 28ºC, com umidade relativa média do ar de 86%. A precipitação pluvial média anual é de 1920 mm, com maior intensidade no chamado período de "inverno", que ocorre de dezembro a maio, quando a precipitação média mensal varia de 170 mm a 300 mm. Nos meses de junho a novembro ocorre o período mais seco, correspondendo ao "verão" regional. Nesse período, ocorrem as...
tracking img