De clivagem em organismo invertebrado e vertebrado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Da Paraíba - UFPB
Universidade Aberta do Brasil


Curso: Ciência Biológica
Disciplina: BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ANIMAL COMPARADO



Aluna: Joelma Ramos de Araújo


MECANISMO DE CLIVAGEM EM ORGANISMO INVERTEBRADO E VERTEBRADO

Prof. Dr.Hugo Enrique Mendez Garcia








João Pessoa
22/04/2012




JOELMA RAMOS DE ARAÚJO



MERCANISMO DECLIVAGEM EM ORGANISMO INVERTEBRADOS E VERTEBRADOS



Atividades referentes à disciplina de Biologia do Desenvolvimento Animal Comparado. Que terá como objetivo a elaboração de um texto sobre a compreensão dos diversos mecanismos de Clivagem em organismos invertebrados e vertebrados. Do Curso de Ciências Biológicas a distância daUniversidade Federal da Paraíba – UFPB. Como requisito parcial para obtenção de nota complementar para a disciplina Biologia do Desenvolvimento Animal Comparado

Prof. Dr. Hugo Enrique Mendez Garcia


João Pessoa
21/04/2012

INTRODUÇÃO

Com base em pesquisar do livro virtual, e que a Clivagem e o primeiro passam para o desenvolvimentodos tecidos e órgãos do complexo adulto. Reapresenta a série de divisões mitóticas, extremamente rápidas após a fertilização, quando no citoplasma o ovo é dividido entre as pequenas células chamadas de blastômeros. Onde os blastômeros e o conjunto que se denomina como blástula. Assim, nos ovos que tem pouco vitelo a velocidade de formação dos blastômeros e maior. E já nos ovócitos com pouca oumoderada quantidade de vitelo, o sulco de clivagem divide todo o ovócito. Sendo assim,quando a quantidade de vitelo e grande, o sulco de clivagem não atravessa todo vitelo, sendo que somente o citoplasma ativo se cliva, estabelecendo uma clivagem parcial ou meroblática. Então no reino animal encontramos milhões de espécies. Em que todos os animais são agrupados em dois sub-reinos: Eumetazoa eParametazoa. Nos Eumetazoa o zigoto se divide formando uma esfera de células, a blástula, que por meios de dobras sobre si mesmos constituirá a gástrula formando três camadas celulares.











DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento após a fecundação os núcleos dos gametas se unem e dão inicio ao desenvolvimento de um individuo o qual progride através de diversas fases até se tornara adulto.Assim dentre os eventos que acontecem entre a fecundação e as formações dos órgãos existem dois estágios críticos que são a clivagem e a gastrulação.
Então em virtude da posição do espaço entre os dois tubos, os animais foram classificados em: celomados e acelomados. Nos celomados, o espaço entre a parede do corpo e o tubo digestivo e preenchido por células mesodérmicas que delinear umacavidade chamada de celoma. Este grupo e formado por anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados, entre outros. E já os acelomados são os animais que não tem a cavidade entre a parede do corpo e o tubo digestivo. Assim, estes animais podem estar constituídos por ectoderma e endoderma como nos platelmintos, nos ctenóforos e nemertíneos. Em relação a simetria animal,a grande maiorias dosanimais possui a simetria bilateral ou simetria radial.Onde os animais que possuem a simetria radial sofrem rotação ao longo de seu eixo central sem mudar seu aspecto, como uma roda ou um tubo. E já por outro lado, os animais com simetria bilateral apresentam o lado esquerdo ou direito como imagem semelhante entre si.
Em relação as padrões de clivagem e que quando maduro, o ovócito está prontoesperando somente por um estimulo apropriado para começar a clivagem, que é o primeiro passo para o desenvolvimento dos tecidos e órgãos do complexo adulto.Mas em muitos casos um estímulos físicos ou químicos é capaz de dar inicio a este fenômeno. Em condições normais, a penetração do espermatozóide é o estimulo. No ovócito a quantidade de vitelo tem os fatores citoplasmáticos que influenciam no...
tracking img