ddsdddd

645 palavras 3 páginas
Tipos de Detectores:
- Detectores à gás
- Cintiladores
- Dosímetros Detectores à gás
Os detectores a gás são conhecidos também como detectores por ionização em gases. Isto porque a radiação incidente no volume sensível (o gás) cria pares de íons que podem ser contados em um dispositivo de medida elétrica (unidade de leitura).

Detectores à Gás:
- Câmara de Ionização
- Proporcional
- Geiger-Müller

Câmara de Ionização
A corrente gerada não é dependente da tensão aplicada, mas sim uma função do número de interações com os fótons incidentes.

Contador Proporcional
Os elétrons são acelerados em direção ao ânodo com energia suficiente para ionizar outros átomos. Este detector é conhecido como proporcional pois o pulso elétrico gerado é um múltiplo da interação ocorrida no gás.

Detector Geiger-Müller
O número de elétrons coletados é independente da ionização inicial feita pelo fóton incidente. Os pulsos gerados tem grande amplitude (>1V) simplificando a instrumentação.

Detectores Cintiladores
Materiais cintiladores podem absorver a energia cedida pelas radiações ionizantes e convertê-las em luz. Os materiais mais usados são o iodeto de sódio, o sulfeto de zinco e cintiladores plásticos. Os detectores são a associação destes materiais cintiladores acoplados a uma fotomultiplicadora.

Tipos de dosímetros
São materiais utilizados para detecção que não necessitam estar associados com circuitos eletro-eletrônicos para registrar a presença da radiação. A radiação induz alterações físicas ou químicas no material, que posteriormente serão medidas através de um determinado processo.
A) Filmes radiográficos
B) Dosímetro termoluminescente (TLD)
C) Caneta dosimétrica
D) Fósforo de memória (OSL) A) Dosímetro de filmes radiográficos
A radiação produz alterações na densidade (enegrecimento) do filme revelado. Desta forma pode-se quantificar a exposição de radiação.
O

Relacionados

  • Ddsdddd
    416 palavras | 2 páginas