Ddsad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FATOS E FALÁCIAS
Robert L. Glass

CAPÍTULO 1
Sobre a Gestão

Sobre a Gestão
Pessoas

PESSOAS
Fato 1
“O Fator mais Importante no Trabalho com Software não são as ferramentas e Técnicas Usadas pelos Programadores, mas sim a Qualidade dos Próprios Programadores.” Isso não significa que as técnicas e ferramentas não sejam importantes, porém a qualidade dos desenvolvedores acaba sendomaior. Não adianta utilizar o melhor método, com a melhor ferramenta e fazer uso da melhor técnica se o desenvolvedor não tiver um nível aceitável de qualidade, até mesmo para ter capacidade e conhecimento para utilizar estas técnicas e ferramentas.

PESSOAS
Fato 2
“Os melhores programadores são até 28 vezes melhores que os piores programadores, em contra-partida o salário nunca é proporcional.”Robert Glass(1995) diz em seus princípios:
Princípio 132- ”Poucas boas pessoas são melhores que muitas com pouca qualidade.” Princípio 141- “Ha enormes diferenças entre os engenheiros de software.”

Comentários:
Os profissionais não devem focar em apenas uma tecnologia e devem buscar atualização constante. Nas empresas sempre terá esta diferença de qualidade, e é bom, porque existenecessidades específicas para cada nível de profissional dentro de um mesmo projeto.

PESSOAS
Fato 3
“Adicionar pessoas a um projeto que está atrasado o torna mais atrasado.” A Lei dos Brooks consiste em “Acrescentar mais pessoas a um projeto que está atrasado só aumentará o atraso do projeto”. A entrada de novos profissionais geram novos atrasos, exigindo tempo extra para explicar aos novatos o que osoutros já sabem. Existe a complexidade e custos de comunicação de um projeto que crescem com o quadrado do número de desenvolvedores, enquanto o trabalho feito cresce somente linearmente. Os seguidores de Brooks têm uma forma alternativa e mais contundente de enunciar o princípio: "mesmo juntando nove mulheres não é possível fazer um bebê em um mês".

PESSOAS
Fato 4
“O ambiente de trabalho temum profundo impacto na produtividade e na qualidade do produto.” Este conceito, já era mencionado com a filosofia dos 5s:
Seiri (descarte): concentração no essencial; Seiton (arrumação): organização do espaço e métodos de trabalho; Seisoh (limpeza): limpeza do espaço físico e de todos itens; Seiketsu (asseio): padronização para guardar as ferramentas de trabalho; Shitsuke (disciplina): posturainterna.

Sobre a Gestão
Ferramentas e Técnicas

FERRAMENTAS E TÉCNICAS
Fato 5
“Exagero e Intrigas são os maiores problemas para as empresas de desenvolvimento de software.” Na década de 50 que foi o surgimento das idéias na área da engenharia de software. Fred Brooks (1987) fala sobre as balas de prata para solucionar problemas. A utilização das novas técnicas, não agregam mais 30% demelhorias. Boatos:
Sobre as linguagens de 4ª geração: não seria necessário programadores; Ferramentas CASE : será uma automação em programação; Extreme Programming : será o futuro a ser seguido. Robert Glass afirma que existe um grande fosso entre estas técnicas e a realidade.

Comentários:
- É muito importante ter cautela na hora de escolher determinada ferramenta.

FERRAMENTAS E TÉCNICAS
Fato6
“Aprender uma nova ferramenta ou técnica inicialmente diminui a produtividade do programador e a qualidade do produto. O benefício final é obtido somente após quando a curva de aprendizado é ultrapassada. Portanto, vale a pena adotar novas ferramentas e técnicas, mas somente (a) se o seu valor é visto realisticamente e (b) se houver paciência para medir os benefícios.”

FERRAMENTAS ETÉCNICAS
Fato 7
“Os desenvolvedores de Software falam muito de ferramentas. Eles avaliam muito pouco, compram algumas mas não usam praticamente nenhuma.”
As ferramentas poderiam ser melhor aproveitadas pelos desenvolvedores de Software. Uma década ou mais atrás, todos pareciam acreditar que as ferramentas CASE fariam parte do futuro. Se houvesse uma definição, a probabilidade de uso seria maior. A...
tracking img