DDP - metodologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Blog do Nei
Inovação, Estratégia, Modelos de Negócio, Startups e Empreendedorismo, Gestão, Mídia Social, GC, TI.
Menu
Pular para o conteúdo
Início
Contato
Sobre

06/09/2010 POR NEI GRANDO
Metodologias Ágeis no Desenvolvimento de Projetos de Software
Este é um artigo técnico, sobre os conceitos usados nas metodologias ágeis e está voltado para gestores de tecnologia da informação,gerentes de projetos de software, arquitetos de software, desenvolvedores, testers e demais interessados no assunto.
Entre os diversos títulos veja, em especial, o quadro comparativo geral entre a abordagem tradicional e a ágil, e o quadro que informa quanto é ideal usar cada uma delas.

“Desenvolvimento ágil é o método de engenharia usado para desenvolver produtos (hardware, software ou serviços)de forma iterativa e incremental com flexibilidade para reagir ao feedback dos clientes. Ele reconhece que as necessidades do cliente e que a especificação do produto final não pode ser totalmente definida a priori. Agile é a antítese do Desenvolvimento Cachoeira.”

Na última empresa que participei como sócio-gestor, nossa estratégia e gestão tinham como objetivo a busca pela excelência e aqualidade total com inovação e melhoria contínua. Concentramos esforços para atender, e até mesmo superar, as expectativas dos clientes, sócio-investidores e colaboradores, onde procurávamos sempre:

Utilizar o que havia de melhor em tecnologia da informação para satisfação de nossos clientes, seja no atendimento, seja no fornecimento de produtos e serviços.
Manter com os clientes, associados,colaboradores e fornecedores uma relação de alto nível profissional e ético, baseado na integridade, transparência e confiança.
Criar um ambiente alegre, saudável e propicio para a realização pessoal e profissional de nossos colaboradores.
Contribuir com a sociedade onde atuamos para manter sustentabilidade a longo prazo.
Nos últimos anos em nossa área de sistemas, nossas equipes trabalhavam em:análise de requisitos de negócio; arquitetura de software; design de interfaces visuais com navegabilidade via protótipos; desenvolvimento de código que incluíam testes unitários; testes completos; entrega e suporte técnico ao pessoal de infra-estrutura na implantação; e suporte técnico durante o período de manutenção.

Com certeza não é fácil encontrar a efetividade, ou seja, a eficiência de fazerbem as tarefas utilizando da melhor maneira possível os recursos, somada com a eficácia que busca atingir um excelente resultado. Entregar no prazo, com qualidade e com todas as funcionalidades do escopo do projeto sempre foi o nosso objetivo, e, além disso, precisávamos encontrar formas de manter as equipes motivadas e os clientes satisfeitos. Foi assim que resolvemos providenciar umametodologia própria no desenvolvimento de projetos de software, que aproveitasse o melhor daquilo que havíamos estudado e praticado ao longo do tempo.

Tomamos então por base os princípios das metodologias ágeis, considerando características do SCRUM, FDD (Feature-Driven Development) , XP (eXtreme Programming) e MSF Ágile que é uma versão leve do Microsoft Solution Framework for CMMI (Capability MaturityModel Integration). Também consideramos algumas práticas do padrão PMBoK (Project Management Body of Knowledge) do PMI (Program Management Institute) na gestão dos projetos, e alguns diagramas UML (Unified Modeling Language) para ajudar na interação e coerência entre os requisitos, a modelagem e o sistema.



O desenvolvimento é iterativo, o que permite uma compreensão crescente do problemaatravés de refinamentos sucessivos que nos aproxima da solução. Esta aproximação permite maior flexibilidade para acomodar novos requisitos ou mudanças táticas nos objetivos do negócio além de identificar riscos antecipadamente.

Esta metodologia nos permitiu:

Promover a integração constante entre os interessados (stakeholders) e a equipe da empresa, cliente e parceiros – para que as...
tracking img